Curta nossa página


Noruega

Arqueólogos amadores acham armas de 5 mil anos

Publicado

Autor/Imagem:
Igor Kusnetsov/Via Sputniknews -Foto Reprodução

Usuários amadores de detectores de metais da Noruega encontraram vários objetos antigos no condado de Agder, na parte sul do país, incluindo um machado de batalha de arenito de 5 mil anos e uma ponta de lança da Idade do Bronze. As descobertas, feitas perto da cidade de Kristiansand, foram entregues a arqueólogos profissionais após as férias da Páscoa.

O arqueólogo Morten Kutchera, do município de Agder, mal podia acreditar em seus olhos. “Esta é uma descoberta fantástica. É muito raro conseguirmos machados de batalha aqui. Na verdade, nunca experimentei isso antes. Este é um artesanato fantástico e mostra mais uma vez como os esforços de indivíduos particulares são importantes quando se trata de tais descobertas “, disse ele à mídia local. A ponta de lança também recebeu aplausos dos profissionais.

“Isso é muito especial. Não temos muitos achados da Idade do Bronze aqui em Agder, para começar. Portanto, é absolutamente incrível conseguir uma ponta de lança em tão boas condições”, disse o arqueólogo e comunicador Theodor Lothe Bruun.

A comunidade de arqueólogos amadores está crescendo na Noruega, erodindo a brecha histórica que dividiu amadores apaixonados por história e a comunidade profissional. Theodor Lothe Bruun enfatizou que “muito ceticismo e preconceito estavam trabalhando nos dois sentidos” ao lado de “más experiências e má comunicação”, mas ele saudou a colaboração como “extremamente importante e valiosa”, citando inúmeras descobertas significativas que de outra forma não teriam sido feitas. De acordo com Bruun, 140 descobertas cruciais foram desenterradas ao longo de uma série de canais drenados nos últimos dois anos apenas em Agder.

Este crescente interesse na busca de objetos históricos e numerosas descobertas proeminentes da Era Viking e anteriores que chegaram às manchetes estimularam o crescimento de comunidades online como “Detectores de metais e história” e “Associação de caçadores de metais”, que agora têm milhares de membros de em todo o país. Tanto o interesse quanto o reconhecimento podem, por sua vez, desencadear novas descobertas, lançando mais luz sobre a história antiga e os tempos passados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.