Curta nossa página


Perigo no Céu

Asteroide passou raspando enquanto todos olhavam para a Síria

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição

Enquanto o mundo estava de olho na Síria, alvo de um bombardeio por forças americanas, francesas e inglesas, pouca gente viu – assustada – a passagem de um grande asteroide entre a Terra e  a Lua. O astro foi descoberto poucas horas antes de sua passagem nas proximidades do nosso planeta.

O asteroide é da “classe Tunguska” e foi descoberto pela Catalina Sky Survey da Universidade do Arizona no sábado, 14. O astrônomo amador austríaco Michael Jäger registrou o objeto ao passar pelas constelações do sul de Serprens.

O GE3 é o maior asteroide conhecido a passar tão perto da Terra na história da observação”, disse Jäger, segundo a NASA Spaceweather.

A intensidade da luz refletida no GE3 2018 indica que ele tem entre 90 e 220 metros de largura. “Ele estava brilhando como uma estrela de magnitude 13 na época de minhas observações”, disse Jäger.

Se o asteroide tivesse atingido a Terra, a devastação teria sido regional, mas não global, e é possível que o GE3 pudesse ter queimado na atmosfera antes mesmo de chegar ao nosso planeta.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.