Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Saúde

Astros ajudam a manter corpo saudável

Horóscopo Virtual - Carolina Paiva, Edição

Não é bom ficar parado. Nosso corpo foi feito para estar em movimento e uma vida sedentária só traz malefícios a nossa saúde – a curto, a médio e a longo prazo. Se não praticamos uma atividade física sequer, nosso organismo fica propenso a desenvolver diversos problemas, alguns deles até fatais, portanto manter funcionando essa máquina chamada corpo humano requer uma vida longe da preguiça, do sedentarismo e da falta de exercícios.

A nossa vida corrida, o estresse, a facilidade da tecnologia para coisas que antigamente demandavam de nós algum movimento, a violência nas grandes cidades e até mesmo as redes sociais fizeram com que ficássemos mais tempo dentro de casa, fazendo menos esforço e deixando nosso corpo praticamente em estado de repouso por mais tempo que o necessário.

Podemos, sim, adoecer, se nos mantivermos sedentários. Entre os males que podem nos acometer, quando adotamos uma vida sedentária, destacam-se a hipertensão arterial, o diabetes, a ansiedade e o aumento do colesterol. Tudo isso pode levar a problemas ainda mais graves, tais como doenças do coração, AVC e até a morte; mas, se você começa a praticar atividades físicas, seu corpo já sente os resultados nos primeiros dias. A longo prazo, você tem inúmeros benefícios, como melhora da circulação, redução do risco de hipertensão e doenças cardiovasculares, controle do peso e do diabetes, manutenção dos ossos e dos músculos. Sem falar que praticar exercícios colabora para o bem-estar emocional, servindo como um grande auxílio no tratamento da ansiedade, síndrome do pânico e depressão.

Portanto é hora de abandonar esse péssimo hábito e começar a mexer seu corpo, em prol de uma boa saúde e de uma vida sem problemas graves. Mas você não sabe como começar? Então que tal tomar uma iniciativa de acordo com a sua personalidade? Agindo com base no autoconhecimento, você terá mais chances de seguir em frente e menos probabilidade de desistir. Para isso, resolvemos te dar uma ajudinha, trazendo dicas de como começar essa tarefa de acordo com o seu signo.

Veja neste artigo como os astros podem influenciar a sua tomada de decisões, quando o assunto é colocar o corpo em movimento.

Áries
Arianos são impetuosos e não temem quase nada. Como são cheios de energia, praticar uma atividade física é uma boa forma de equilibrar toda a sua intensidade. Não será difícil iniciar essa empreitada, porque sua força de vontade faz com que esses nativos mergulhem de cabeça em qualquer propósito. Só é preciso aprender a lidar com a impaciência, pois vão querer ver resultado já no primeiro exercício. Segurar a ansiedade vai ser um desafio, mas como a atividade física também libera hormônios do bem-estar, seu corpo e sua mente estarão mais calminhos no decorrer desse processo.

Touro
Os taurinos gostam muito de ficar de boas, relaxando e, de preferência, fazendo o menor esforço possível, portanto iniciar uma atividade física pode ser um problema, principalmente porque, se não praticavam nenhum exercício antes, isso significa sair da zona de conforto – um pesadelo para eles. Sair da rotina é algo que eles não curtem muito, mas o bom é que esse signo é trabalhador e esforçado. Se ele encarar o desafio de sair do sedentarismo como uma meta de trabalho, ele vai se empenhar e dar o melhor de si, em especial se forem metas bem realistas.

Gêmeos
O bom do geminiano é que ele naturalmente nunca fica parado. Está sempre querendo saber da última novidade das academias, aquela modalidade que acabou de surgir no cenário, então ele vai se animar com tudo que aparecer pela frente. O único problema desse signo é que, pela gama de opções – e por ele querer fazer tudo ao mesmo tempo –, pode ser que ele perca o foco e o interesse, então é hora de começar a traçar metas realistas e se concentrar naquilo que ele vai conseguir cumprir. Outra dica é tentar administrar essa abundância de atividades fazendo uma diferente a cada semana. Assim ele não cai no tédio.

Câncer
Cancerianos são ligados a tudo que lhes ative a memória afetiva, então a atividade física precisa ser uma soma de coisas que mexam com seu emocional de forma positiva. De preferência, eles se sentirão mais estimulados a iniciar uma atividade se tiverem alguém para acompanhar. Só o fato de ter alguém ali dando força e fazendo companhia já é um incentivo. Agora, se ele não se sentir bem com o ambiente, o projeto poderá ir por água abaixo. Se houver um detalhe que não agrade a esse signo, tudo desanda, então é ideal também que esteja tudo de acordo com seu gosto.

Leão
Se existe um signo que adora exibir aquela barriga trincada ou a panturrilha torneada, esse signo é Leão. O leonino adora mostrar o seu visual, e a atividade física é o caminho ideal para isso, então começar uma atividade física é mais fácil para esse nativo; mas, como esse nativo adora ser o centro das atenções, se a proposta for uma atividade coletiva, pode esquecer. Ele não vai se sentir muito motivado. Para o leonino que está começando a pensar na possibilidade de uma atividade física, o ideal é algo em que ele possa se destacar muito bem.

Virgem
Esse é o signo da disciplina e do trabalho duro. Se o nativo de Virgem perceber que a saúde está negligenciada e que é preciso se exercitar, ele vai se motivar com facilidade, pois para ele a motivação de qualquer processo é o processo em si. O difícil para esse signo é escolher o lugar ou a atividade ideal, já que virginianos são altamente perfeccionistas e tendem a achar um defeitinho que seja, pois estão sempre atentos aos detalhes.

Libra
Librianos são ligados ao que é belo, então para eles a atividade física está mais ligada ao aspecto estético do que propriamente à saúde. Portanto, para que esse nativo se convença a começar, basta que ele tenha em mente que o resultado é um corpo bem trabalhado. O único problema desse signo pode ser na hora de escolher a atividade ou o local, pois a indecisão é praticamente sua marca registrada. Então paciência, porque pode demorar, mas uma hora ele chega a uma conclusão.

Escorpião
O escorpiano esbanja sensualidade; então, para fazer jus a essa característica, é preciso que ele esteja bem física e emocionalmente. Isso, por si só, já é um bom motivo para incentivar esse nativo a iniciar uma atividade física, mas pode não ser tão fácil assim, já que escorpianos são pessoas discretas e reservadas, então pode ser um problema fazer algum exercício em público ou em locais muito cheios. Sem falar que pode ser difícil trabalhar com alguém orientando esses nativos, pois eles gostam de estar no controle de tudo, então ser “guiado” por alguém pode não ser um bom negócio para eles.

Sagitário
Sagitarianos levam tudo na boa, estão sempre vendo o lado positivo de tudo, então começar uma atividade física pode ser uma ideia bem recebida por eles. Como são bem motivados, só a ideia de se divertir mexendo o corpo já lhes basta. A única questão para esse signo é que ele pode se sentir preso ou entediado, dependendo do tipo de atividade que for realizar. Nada de ambientes fechados ou exercícios monótonos. Por mais que eles sejam otimistas, esse tipo de coisa pode acabar um pouco com sua boa vontade. Para os sagitarianos, liberdade é a palavra-chave. Se tiverem isso, tudo flui.

Capricórnio
Está aí um signo que pode ter muitos problemas de saúde, se não fizer uma atividade física. Os capricornianos têm uma grande dificuldade de relaxar e estão sempre ocupando seu tempo com mais trabalho. Para eles, começar uma atividade física tem de estar aliado à ideia de que precisam se cuidar para poderem desempenhar seus trabalhos de forma mais eficaz. Outra boa ideia é associar o processo de exercícios a um grande planejamento – com início, meio, fim, deadlines, metas e objetivos. Com esse tipo de conceito em sua mente, esses nativos vão conseguir iniciar qualquer atividade, até mesmo física.

Aquário
Aquarianos são bem desapegados de certas normas, então para eles, que são inovadores e adoram tecnologias, encontrar um método próprio para se exercitarem é a proposta ideal. Os “diferentões” do zodíaco não gostam muito do ambiente da academia. Eles prezam a liberdade até num simples exercício; mas, por ser um signo agregador, praticar uma atividade física de forma solitária talvez seja um pouco desestimulante. Então o ideal para esse nativo é praticar exercícios coletivos.

Peixes
Piscianos adoram praticar atividades físicas. De ioga a natação, esse signo enxerga o exercício como algo prazeroso e divertido, então tudo para ele precisa ter uma motivação emocional. Esses nativos são aqueles que puxam você para se exercitar junto com eles, porque acreditam que vão te fazer mais feliz sendo seus “companheiros de malhação”; mas, como são um pouco desligados, podem começar fazendo um exercício e, de repente, perder o foco, já que não enxergam as atividades com tanta seriedade. O mais indicado para eles é sempre manter os exercícios atrativos, para que mantenham a concentração.

E então? Conseguiu se identificar com as características que trouxemos para você? Conhece alguém de outro signo que precisa de uma forcinha para começar a se exercitar? Então compartilhe este artigo e não se esqueça: fazer uma atividade física vai além da estética. Então, vamos nos movimentar?

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2021 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente