Curta nossa página


Auditor paulista que deu golpe de 2 bi é preso em Volta Redonda

Publicado

Autor/Imagem:


A Polícia Federal prendeu, em Volta Redonda, no interior do Rio de Janeiro, o auditor da Receita Federal José Cassoni Rodrigues Gonçalves, acusado de ter cometido fraude bilionária e de ter chefiado um esquema de venda de fiscalizações da Delegacia da Receita em Osasco, na Grande São Paulo.

Gonçalves foi preso quando foi buscar o passaporte que tinha solicitado usando documentos falsos na PF em Volta Redonda. Ele apresentou carteira de identidade, título de eleitor, comprovante de quitação eleitoral e CPF falsos ao solicitar o passaporte. A PF acredita que o auditor, que estava foragido da Justiça, pretendia fugir do país.

Gonçalves é acusado de formação de quadrilha, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, ocultação de ativos e evasão de divisas. Ele teria comandando um esquema em Osasco que durou cerca de 10 anos e gerou um prejuízo de R$ 2 bilhões aos cofres públicos. A quadrilha que ele chefiava foi desmantelada numa operação chamada Paraíso Fiscal. Depois de nove meses de investigações, a Polícia Federal, Receita Federal e o Ministério Público Federal (MPF) descobriram que Cassoni e outros auditores fiscais vendiam fiscalizações e fraudavam ressarcimento de tributos.

A quadrilha de Cassoni foi denunciada pelo Ministério Público Federal de São Paulo em setembro de 2011. O esquema foi desmantelado no dia 4 de agosto de 2011, quando seis auditores, um doleiro e dois familiares de auditores foram presos. Na ocasião, cerca de R$ 13 milhões em espécie foram encontrados ocultos em caixas de leite, fundos falsos de armário e no forro da casa de um dos acusados, no bairro do Alphaville.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.