Curta nossa página


Melhor idade

AVC está batendo na porta. É melhor se cuidar

Publicado

Autor/Imagem:
Marcelo Levites

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), ou como é chamado popularmente o derrame, é uma doença grave e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo cerca de 16 milhões sofrem um AVC a cada ano e, deste total, 6 milhões acabam morrendo.

Os principais fatores de risco da doença são hipertensão, a pressão alta, o diabetes descompensado, alteração nos níveis de colesterol e triglicérides, arritmias cardíacas, obesidade, sedentarismo, dieta rica em sal e pobre em fibras etc. Mas um dos principais fatores de risco é o aumento da idade. Estudos apontam que o risco de alguém sofrer um derrame quase dobra após os 55 anos.

O meu colega neurologista do Hospital 9 de Julho, Dr. Antonio Cezar Galvão, sempre diz que o quadro o pode ser revertido com adoção de hábitos saudáveis e medidas preventivas, já que estresse, obesidade, abuso de álcool e cigarro estão entre os fatores evitáveis da doença.

Veja outras medidas
Cuidar da pressão arterial;
Não fumar;
Controlar o diabetes;
Manter uma alimentação saudável;
Visitar seu médico regularmente;
Praticar exercícios físicos periódicos.

Se você tiver algum sintoma como perda de força nos membros de um dos lados do corpo; alteração da sensibilidade ou sensação de formigamento nos membros; perda súbita de visão em um ou nos dois olhos; dores de cabeças intensas e súbitas; dificuldade para falar ou compreender o que estão falando e tontura, corra imediatamente para um Pronto-Socorro. O tempo pode ser decisivo no tratamento e nas sequelas. Mas não espere ocorrer algo para se cuidar.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.