Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Brasília

Baixa umidade do ar gera estado de atenção

Carolina Paiva, Edição

O Distrito Federal está vivendo em estado de atenção após uma semana de baixa umidade do ar. A decisão foi anunciada pela Defesa Civil.  A recomendação é para que os brasilienses evitem praticar atividades ao ar livre no período de 10h às 17h. Também devem aumentar a ingestão de líquidos, evitar banhos prolongados com água quente e muito sabonete, evitar o uso excessivo de ar-condicionado e usar protetor solar.

Crianças e idosos devem receber atenção especial, pois são os mais afetados neste período. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para este sábado (13), é de que as temperaturas variem entre 12ºC e 27ºC. A umidade relativa do fica entre 80% a 20%.

Os riscos:
De 30% a 20% – estado de atenção
Evitar exercícios físicos entre as 11h e as 15h, deixar no ambiente balde com água ou toalha molhada e evitar locais desprotegidos do sol.

De 20% a 12% – estado de alerta
Mesmas recomendações acima, além de suprimir exercícios físicos das 10h às 16h, evitar aglomerações em ambientes fechados e usar soro fisiológico nos olhos e no nariz.

Abaixo de 12% – estado de emergência
Mesmas recomendações acima, além de não praticar nenhum tipo de esporte nem trabalho braçal e interromper atividade ao ar livre das 10h às 16h. Devem ser suspensas as aulas de educação física, coleta de lixo e entregas dos Correios. É recomendado evitar aglomerações em ambientes fechados.

Para enfrentar a seca:
Beba bastante líquido
Evite desgaste físico nas horas mais secas
Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia

Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente