Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Casa e Decoração

Bebês se sentem bem mais protegidos quando mamães usam cores suaves no quarto



Simone Bertachini

Vamos focar as cores em relação ao quarto do seu bebê, o que acham? É uma ótima ideia para que ele se sinta protegido, desperte a criatividade e tenha um ambiente equilibrado.

• A cor está associada a abundância e beleza;
• As cores estão associadas a ambientes prósperos;
• A energia trafega através: da água, do ar e da luz;
• Cor é luz, então ela transporta energia;
• Cor é energia em movimento indo na sua direção.

O quarto de qualquer criança deve ter uma ótima variedade de cores, afinal, o objetivo é fazer a criança despertar a criatividade, se sentir segura e procurar seus próprios caminhos. O ideal é não exagerar em nenhuma cor, apesar de haver uma grande preferência pelo domínio de azul para meninos e rosa para meninas. Vamos ser mais contemporâneos e utilizar o estímulo, não a imposição.

Estudos feitos mostram que muito azul, deixa os meninos distantes, indiferentes e com pouco sentimento, já o rosa causa meiguice, sonhos e procura de amor dos outros. Queremos meninos e meninas fortes e amáveis, inteligentes e criativos, espertos e cautelosos, então diversifiquem as cores para um equilíbrio do ser.
Todas as cores têm um lado bom e um lado ruim, como todo o equilíbrio: dia/noite, claro/escuro, alegria/tristeza, amor/raiva, Ying/Yang.

Amarelo – A cor de maior vitalidade ao olho humano, pois o nosso sol é amarelo. A noite quando as outras cores se misturam e se confundem, ainda podemos perceber bem o amarelo.
Efeito da cor: tem ação estimulante, ativa a mente e o intelecto, traz luz para um ambiente escuro, anima, alegra e aquece. Nâo exagere no seu uso pois o quarto é um local de descanso.

Laranja – Associa os benefícios psicológicos e físicos do amarelo e do vermelho. É a cor da sociabilidade, diminui a sensação de solidão (salmon e pêssego também).
Efeitos da cor: produz integração das pessoas com o ambiente, estimula a conversação, diminui a sensação de solidão, aumenta a confiança. Não exagere em seu uso pois o quarto é um local de descanso.

Azul – Reduz a pressão sanguínea, a pulsação, a temperatura do corpo e a tensão muscular.É a cor do céu.
Efeitos da cor: favorece a introspecção, confere mistério, refresca ou esfria o ambiente, induz à espiritualidade e à contemplação, produz relaxamento e gera um clima noturno quando usado em tons mais escuros. Boa cor para dormitório de criança, gera calma.

Verde – É a cor da maior parte da vegetação. Onde há verde, há vida e sustentação para a vida humana. Associa-se ao crescimento, está ligada também a juventude e a esperança do futuro.
Efeitos da cor: promove ligação com a natureza, gera paz no ambiente, rejuvenesce, promove a calma e o descanso, equilibra Ying e Yang (embora seja uma cor fria é uma mistura entre azul e amarelo).

Branco – É a combinação de todas as cores e reflete luz e cor. Em um ambiente com predominância de branco, há a sensação de ausência de estímulos. Seu poder de refletir luz pode forçar a vista das pessoas, causando irritação e impaciência.
Efeitos da cor: traz sensação de limpeza e frescor para o ambiente, acentua qualidades de outras cores quando combinado a estas, reflete luz, clareando ambientes, é a cor da concentração e ansiedade.

Violeta, Púrpura ou Roxo – Combina matizes de azul e vermelho. Evoca concentração e espiritualidade, combina a paixão e a alegria do vermelho ao relaxamento, calma e espiritualidade do azul.
Efeitos da cor: favorece o processo de autoconhecimento e evolução interior, eleva a autoestima, indica poder. Não exagere seu uso no dormitório.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente