Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Brasil

Bitcoin pode ser bolha da vez com um tombo geral

Mário Camargo, Edição

O alerta vem do Bank of America: a constante alta da criptomoeda bitcoin pode criar “a mãe de todas as bolhas” e estourar de vez, levando o mercado financeiro, e investidores, ao buraco. A informação é da CNN, citando relatórios reservados elaborados por analistas daquela instituição.

Os preços do bitcoin em Nova York dobraram em menos de um mês para mais de US $ 40.000 . E enquanto os otimistas da criptomoeda argumentam que esse aumento surpreendente é justificado, alguns em Wall Street estão alertando que isso não vai acabar bem.

A recente alta pode ser outro caso de mania especulativa. O bitcoin parece “a mãe de todas as bolhas”, de acordo com Michael Hartnett, estrategista-chefe de investimentos do Bank of America.

Hartnett aponta em um relatório recente que o aumento do bitcoin durante os últimos dois anos (de cerca de 1.000% desde o início de 2019) é muito maior do que os ganhos de outros ativos.

Isso inclui um aumento nos preços do ouro de mais de 400% no final dos anos 1970. Além desse, há também outros investimentos que se tornaram famosos: ações japonesas no final dos anos 1980, o mercado de ações da Tailândia em meados dos anos 1990, o preço das casas em meados dos anos 2000. Todos esses setores desfrutaram de ganhos percentuais de três dígitos. Isso aconteceu, no entanto, antes de todos desabarem.

Mais recentemente, ações chinesas, empresas de biotecnologia e as ações das big techs também registraram ganhos gigantescos.

Hartnett, porém, não previu que os preços do bitcoin cairiam por si mesmo. Em vez disso, ele citou os preços das criptomoedas como mais um exemplo de comportamento de investimento “cada vez mais especulativo”. Ele também alertou sobre o aumento do interesse em IPOs para grandes startups. É um mercado cheio de liquidez, mas não se sabe até quando.

O especialista não é o único com receio. Dado que o dólar americano se estabilizou recentemente (não no Brasil, é claro), alguns especialistas indicam que um dos grandes casos dos touros para possuir bitcoin – como uma proteção contra quedas de moeda – não existe mais.

“Os caçadores de bitcoin não estão se protegendo contra um colapso do dólar, eles estão simplesmente pagando o dobro por um ativo”, disse Mike O’Rourke, estrategista-chefe de mercado da JonesTrading, em relatório divulgado na semana passada.

Ainda assim, os fiéis do bitcoin continuam convencidos de que os preços podem continuar subindo, citando a adoção dominante da criptomoeda por empresas como PayPal e Square, bem como o aumento do interesse de grandes investidores, incluindo Paul Tudor Jones e Stanley Druckenmiller.

Os investidores, porém, parece não estar preocupados com os alertas. Tanto que, na sexta-feira (8) e o bitcoin subiu ligeiramente e acumula uma alta, somente este ano, de 20%.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente