Paraíba
Bloco Muriçocas do Miramar vira Patrimônio Cultural Imaterial
Publicado
em
A Câmara Municipal de João Pessoa aprovou o reconhecimento do Bloco das Muriçocas de Miramar como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município. A iniciativa foi da vereadora Jailma Carvalho (PSB) e classifica como patrimônio cultural, os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, em conformidade com o artigo 216 da Constituição Federal.
“O Bloco Muriçocas é uma manifestação que, ao longo de quase quatro décadas, consolidou-se como uma das mais expressivas manifestações culturais e populares da capital paraibana, tornando-se uma das mais autênticas e representativas expressões da nossa cultura. Surgido no bairro do Miramar, o bloco cresceu, com a adesão espontânea da população, e consolidou-se como um dos principais eventos do pré-carnaval pessoense, reunindo milhares de foliões em celebração à criatividade e à identidade local. Mais do que um evento festivo, as Muriçocas do Miramar representam a preservação e difusão de elementos autênticos da cultura paraibana, como o frevo, o maracatu, a música popular e o espírito comunitário. O desfile, realizado sem cordões de isolamento, promove a ocupação democrática das ruas, estimulando a participação popular e fortalecendo a identidade cultural da cidade”, ressaltou a vereadora, em sua justificativa.
Os vereadores Marcos Henriques (PT), Guguinha Moov Jampa (PSD), Mô Lima (PP) e Luís da Pardaria (Agir) corroboraram com as palavras da vereadora, exaltaram sua propositura e enfatizaram a importância da agremiação para a cultura da cidade, sendo referência de pré-carnaval para o resto do país e para o mundo.