Curta nossa página


Aquecimento

Blocos invadem as ruas de Brasília no fim de semana

Publicado

Autor/Imagem:


Marina Nery

Nove blocos de carnaval desfilarão nas ruas de Brasília neste fim de semana. Serão seis apresentações no sábado (11) e três no domingo (12). Quatro delas contam com recursos da Lei de Incentivo à Cultura — financiamento a projetos culturais aprovados pela Secretaria de Cultura, que neste ano investirá R$ 1,5 milhão.

No sábado apresentam-se os blocos Suvaco da Asa, Suvaquinho, Vai com as Profanas, Esquenta mas não é Chá, Samba da Guariba e Deita na BR. No domingo, será a vez dos Menino de Ceilândia, Se Beber não Case e Maria vai Casoutras.

Para manter a ordem e garantir a segurança dos foliões, a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social montou esquema especial com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar.

Segundo a pasta, o maior evento do fim de semana será o Suvaco da Asa, com expectativa de receber 80 mil pessoas. Por esse motivo, o Eixo Monumental terá três faixas das Vias S1 e N1 interditadas pelo Detran, da Praça do Buriti à Funarte. Após às 15 horas, a N1 será fechada, e o trânsito desviado para a via contorno do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Também serão deslocadas nove viaturas dos bombeiros para atendimento no local.

Estão reservadas mais duas viaturas para cada um dos blocos: Esquenta mas não é Chá, Se Beber não Case e Maria vai Casoutras. Outras unidades podem ser encaminhadas conforme demanda. Policiais militares vão atuar em todos os locais de festa. O quantitativo não é informado por questão de segurança.

Foliões do bloco carnavalesco infantil Suvaquinho — que sairá no sábado (11), das 10 horas ao meio-dia, na Funarte — participarão de campanha de proteção de crianças e adolescentes no carnaval 2017. Iniciativa da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude visa orientar a população sobre venda de bebidas alcoólicas, trabalho infantil, exploração e violência sexual e desaparecimento de pessoas. O tema da campanha é Direito de ser Criança, Direito de Brincar o Carnaval.

Segundo a Secretaria de Cultura, 118 blocos comemoram o carnaval durante o mês. Somados a festas à fantasia, shows, encontros e concentração de desfiles são 190 eventos cadastrados — 105 no Plano Piloto e 85 em outras 21 regiões. A estimativa é receber 1,9 milhão de pessoas nestas festividades e 1,6 milhão nos quatro dias de carnaval, de sábado a terça-feira. No último fim de semana, mais de 5 mil foliões aproveitaram o pré-carnaval de Brasília.

Dos 118 blocos, 47 receberão recursos da Lei de Incentivo à Cultura — 39 alternativos e oito tradicionais. De acordo com a lei, parte dos valores do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual (ICMS) e do Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS), que seria arrecadada por atividades de pessoas jurídicas, é revertida em financiamento de projetos culturais.

A pasta de Cultura estabelece alguns critérios para conceder o recurso. Para participar, é preciso ter cadastro de ente e agente cultural. Os projetos contemplados podem receber palcos, trios elétricos, iluminação, UTI, sonorização, tendas, carretas, grades, seguranças, brigadistas e banheiros.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.