Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Veículos

BMW lança a R 18 para brigar com Heritage da Harley

Antônio Albuquerque, Edição

A BMW iniciou o crescimento da família da cruiser R 18, como já era esperado. Nem seis meses após mostrar a R18, a empresa divulga a R 18 Classic, uma versão mais focada em viagens, que traz malas laterais rígidas com revestimento de couro, para-brisa, assento do garupa, faróis auxiliares e roda dianteira de 16 polegadas. Na R 18 “original”, a roda é de 19″.

O conjunto a torna uma rival direta da Harley-Davidson Heritage, que traz um kit equivalente. Para deixar tudo mais “clean”, tal qual a Heritage, para-brisa, bolsas e garupa são removíveis. Para realçar o lançamento da R 18 Classic, a BMW criou uma versão “First Edition”. Ela traz acabamento preto com detalhes em branco na pintura, o mesmo da R18 e uma homenagem a R 5 original, e mais detalhes cromados. Nas laterais da moto, há ainda um logo com o nome da série especial.

No mais, é o conjunto que já conhecemos da R 18 básica. Motor dois cilindros opostos (boxer) de 1802 cm³ que rende 91 cv a 4750 rpm e 16,1 mkgf a 3.000 rpm. De acordo com a BMW, desse montante do torque, 15,3 mkgf já estão disponíveis entre 2 mil e 4 mil rpm. O câmbio é o de seis marchas com transmissão final por eixo cardã.

Apesar do pacote retrô de visual, a R 18 Classic traz chave presencial com partida por botão, três modos de condução: rain (chuva), roll (normal) e rock (sport) que alteram a resposta do acelerador, sem mudar a entrega de potência e torque. Há ainda controle de estabilidade (ASC) que pode ser desativado) e o controle eletrônico de torque do motor (MSR); sua função é evitar que em reduções fortes ou aceleração brusca a roda traseira derrape. Como opcionais, há ainda um assistente de marcha a ré e de partida em aclive.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente