Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Veículos

BMW manda o 128ti ir pra rua encarar o Golf GTI

Antônio Albuquerque, Edição

A BMW apresentou na Europa uma nova versão vitaminada do hatch Série 1 para brigar na categoria do Volkswagen Golf GTI. Com tração dianteira e ajustes da divisão M, o 128ti resgata a sigla de “Turismo Internazionale”. Muito utilizada pela marca nas décadas de 1960 e 1970, apareceu pela última vez nos anos 1990, com o Série 3 Compact, justamente o antecessor da linha Série 1.

O “hot hatch” chega para preencher a enorme lacuna entre as versões básicas e a poderosa M135i xDrive. Ao passo que mantém a tração dianteira, o 128ti é equipado com o motor 2.0 turbo a gasolina. O propulsor, inclusive, foi modificado pelos engenheiros da Motorsport e gera 265 cv de potência. O torque de 40,8 mkgf produz aceleração de zero a 100 km/h em rápidos 6,1 segundos. A máxima é limitada a 250 km/h.

O 128ti é o primeiro esportivo de tração dianteira preparado pela divisão M, o que pode desagradar clientes e fãs mais ortodoxos. Entretanto, o pacote de modificações é extenso, e incluí peças presentes no M135i. Há barras estabilizadoras, freios de alta performance, suspensão rebaixada em 10 milímetros e o diferencial Torsen de deslizamento limitado. Até a transmissão de oito marchas foi recalibrada.

O design recebeu algumas customizações interessantes. Um kit aerodinâmico deixa o para-choques dianteiro com aspecto mais esportivo, há molduras vermelhas e peças, como as saias laterais, além da inscrição “ti” em estilo retrô e retrovisores e grade frontal em black piano. As rodas são de 18 polegadas com opção de um conjunto de 19 polegadas com pneus Michelin Pilot Sport.

Por dentro, o hatch conta com elementos próprios. Há ampla forração de couro preto com costura pespontada vermelha, e o detalhe principal é a inscrição “ti” bordada em vermelho no apoio de braço entre os bancos da frente. Na eletrônica, destaque para o sistema que simula o ronco do motor a partir dos alto-falantes. A marca promete uma “experiência auditiva emocionante e esportiva”.

Por enquanto, não há previsão de o Série 128ti chegar no Brasil. As vendas na Europa começam em novembro.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente