Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Brasília

Bocas-de-lobo prontas para engolir enxurradas

Carolina Paiva, Edição

Ao longo de 2020, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) já fez a limpeza de mais de 70 mil bocas de lobo em todo o Distrito Federal. Esse total corresponde a 73,04% de todos os 97 mil bueiros existentes na rede de drenagem das cidades. O serviço está sendo executado para aumentar a vazão de água das chuvas na rede e diminuir os alagamentos, principalmente no período chuvoso que, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), se inicia no final deste mês no DF.

Juntamente com a desobstrução, a Novacap também está construindo novos bueiros, além de 697,8 metros de novas redes. Um dos locais onde inundações são coisas do passado são as ruas Pará e 1º de Julho, em Planaltina. Na região, existem agora 25 novas bocas de lobo, construídas em um trabalho conjunto da Novacap e a Administração Regional.

Asas sul e norte, Areal, Taguatinga, Lago Sul, entre outros pontos do DF, também receberam melhorias. “Nosso objetivo principal é garantir a segurança e o bem-estar da população, por isso temos seguido cronogramas de execução de limpeza na rede pluvial criados em parceria com as Administrações Regionais, pois elas estão dentro das cidades e conhecem os pontos críticos”, afirmou o diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite.

Na companhia, este serviço é feito por empresas terceirizadas e, também, por equipes de servidores. Nos contratos firmados com as empresas, já foram investidos R$ 4.986.410,13 em serviços executados. Nos serviços realizados pelas equipes próprias, o último relatório de balanço apontou um investimento já realizado este ano de R$ 1.308.623,99.

Para quem mora próximo a pontos críticos, o período de chuva causa apreensão. Lourdes França é moradora da 202 norte, quadra que ficou famosa após um jovem gravar um vídeo “esquiando” nas águas alagadas da tesourinha. Ela conta que fica bastante aliviada ao ver as equipes da Novacap trabalhando na retirada dos dejetos das bocas de lobo da quadra. “Nós sabemos que a rede não suporta a água que vem, mas também nos conscientizamos da importância de não jogar lixo na rua porque, um papel de bala aqui, uma guimba de cigarro ali, juntos, podem gerar um problema enorme. É muito bom que esse trabalho de limpeza seja feito com constância”, comentou ela.

A Novacap orienta a população para que não jogue entulho ou inservíveis na rede pluvial. Esses materiais são diretamente responsáveis por entupir as vias e causar o transbordamento de água. Assim sendo, é fundamental que a comunidade tenha consciência de que é peça fundamental na manutenção dessas estruturas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente