Curta nossa página


Eleição na Argentina

Bolsonaro apóia Macri contra ‘Nova Venezuela’

Publicado

Autor/Imagem:
Marta Nobre, Edição

No que depender de Jair Bolsonaro, a esquerda não volta a governar a Argentina. Foi o que disse o presidente brasileiro em entrevista publicada pelo jornal El Clarín, de Buenos Aires, neste domingo, 14. ‘Não desejamos uma nova Venezuela no Cone Sul’, pontuou Bolsonaro.

O governo brasileiro torce pela reeleição de Macri, que enfrentará nas urnas no segundo semestre os herdeiros políticos de Kirchner. Bolsonaro disse que Brasília e Buenos Aires trabalharam juntas para fortalecer o Mercosul e que os próximos passos serão decisivos nessa empreitada.

Segundo Bolsonaro, os dois países estão alinhados em uma política comercial externa para além do Mercosul. “Queremos ir mais longe”, disse, citando nominalmente Japão e Coreia do Sul, além dos Estados Unidos. “É (a melhora) da economia que vai tirar o povo da situação difícil em que se encontra. Na Argentina, e grande parte do povo brasileiro”, comentou.

Bolsonaro viajará esta emana à Argentina, para reunião do Mercosul. Ao insistir no ‘risco Venezuela’, ele criticou a chapa formada por Alberto Fernández com a ex-presidente Cristina Kirchner como vice, que aparece empatada em várias pesquisas com Macri.

Na entrevista, feita em Brasília, Bolsonaro ainda ressaltou que não quer ver Cristina “de volta ao poder”, embora também tenha dito que não pretende “interferir politicamente em outro país”. Para ele, o fato de que “o candidato de Cristina”, Alberto Fernández, tenha visitado o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na prisão em Curitiba “demonstra um completo desconhecimento do que acontece no Brasil”.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.