Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Capitão rebaixado

Bolsonaro derrapa e Lula, com 46%, pode levar no 1º turno

Publicado

Foto/Imagem:
Pretta Abreu - Foto Reprodução

Ninguém segura a caminhada de Lula em direção ao Palácio do Planalto. O candidato do PT, revela pesquisa Ipec divulgada na noite desta segunda, 12,  detém 46% das intenções de votos, 15 pontos percentuais acima do seu adversário mais próximo, Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição e empacou em 31% em relação ao último levantamento.

O levantamento é o primeiro feito pelo Ipec desde as comemorações do 7 de Setembro. Como subiu dois pontos, Lula pode levar no primeiro turno, segundo analistas públicos, principalmente se considerada a margem de erros. A soma dos índices de Bolsonaro, de Ciro, do PDT (7%) e Simone (PMDB) que tem 4%, é inferior aos números do petista, mesmo considerado o 1% para Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe D’Avila (Novo).

A pesquisa foi contratada pela TV Globo e realizada entre os dias 9 e 11 de setembro. Foram entrevistados 2.512 eleitores presencialmente em 158 municípios. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01390/2022. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança estimado em 95%.

Brancos e nulos somam 6% e 4% não sabem ou não responderam. Os demais candidatos não atingiram 1%. No frigir do ovos, Lula tem 51% dos votos válidos. E pode acabar com a disputa já no primeiro turno.

Publicidade
Publicidade