Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Londres

Boris vence voto de confiança no Parlamento

Publicado

Foto/Imagem:
Bartô Granja, Edição - Foto de Arquivo

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, ganhou um voto de confiança nesta segunda-feira (6), mas por uma margem relativamente modesta, encarando um desafio à sua liderança feito por parlamentares de seu Partido Conservador.

Johnson, que conquistou uma ampla vitória eleitoral em 2019, está sob crescente pressão depois que ele e sua equipe realizaram festas abastecidas com álcool em seu gabinete e residência em Downing Street enquanto o Reino Unido estava sob lockdown para combater a pandemia de Covid-19.

A votação foi um revés para Johnson, com 41% de seus parlamentares votando contra sua liderança após meses de escândalos e gafes que levantaram dúvidas sobre sua autoridade para governar o Reino Unido e derrubaram sua popularidade.

Mas Johnson, um mestre em reviravoltas políticas, descreveu a votação como um “resultado decisivo”, o que significa que “como governo, podemos seguir em frente e nos concentrar nas coisas que acho que realmente importam para as pessoas”.

“Podemos nos concentrar no que estamos fazendo para ajudar as pessoas com o custo de vida, o que estamos fazendo para liberar os acúmulos causados pela Covid, o que estamos fazendo para tornar as ruas e comunidades mais seguras”, afirmou Johnson.

Vários parlamentares disseram que a votação, que teve 211 parlamentares votando a favor de Johnson contra 148, foi pior do que o esperado para um primeiro-ministro, antes aparentemente inatacável depois de conquistar a mais ampla maioria dos conservadores em mais de três décadas.

“Boris Johnson ficará aliviado com esta votação. Mas ele também entenderá que a próxima prioridade é reconstruir a coesão do partido”, disse David Jones, um ex-ministro, à Reuters.

Publicidade
Publicidade