Curta nossa página


Orgulho

Brasil é ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

Publicado

Autor/Imagem:
Pedro Nascimento, Edição

Um aluno brasileiro conquistou medalha de ouro na IMO – Olimpíada Internacional de Matemática- em Cluj-Napoca, na Romênia. Pedro Lucas Lanaro Sponchiado, de 17 anos, é de São Paulo. Desde 2012 o Brasil não conseguia um feito como este.

No torneio, que terminou na última sexta-feira, 13, a equipe brasileira levou ainda outras quatro medalhas de bronze e uma menção honrosa. No quadro geral de medalhas, o Brasil ficou na 28ª posição.

O desempenho foi melhor do que em 2017, na IMO disputada no Rio, quando o Brasil terminou na 37ª colocação, com duas medalhas de prata, uma de bronze e duas menções honrosas.

O ouro – Para conquistar o ouro, Pedro Lucas Lanaro Sponchiado acertou 35 pontos dos 42 possíveis, nas duas provas. Ele ficou em 12º lugar na colocação geral entre os 594 estudantes que participaram da disputa.

Edmilson Motta, coordenador acadêmico da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), responsável por organizar os treinamentos dos alunos, disse que Pedro Lucas conseguiu uma colocação melhor do que toda equipe da Coreia, por exemplo, que venceu no ano passado e é um país conhecido por ter um dos melhores níveis de educação do mundo.

Pedro Lucas, que é aluno do 3º ano do Colégio Etapa, disse que foi uma surpresa o resultado. Ele esperava ir bem, tinha treinado bastante, mas não sabia que ia ser tão bom assim.

Para o estudante, nascido em Santa Cruz do Rio Pardo, no interior paulista, a premiação mostra que o Brasil consegue resultados bons também. Sponchiado pretende voltar ao torneio em 2019, ano em que também vai se preparar para disputar vaga numa universidade americana.

Ele ainda não tem certeza se quer fazer pesquisa, mas pensa em trabalhar com ciências da computação ou matemática.

Outras medalhas – Os seis representantes do Brasil, todos de escolas particulares, foram escolhidos após quatro seletivas entre os estudantes premiados da fase nacional da 39ª OBM.

A equipe foi liderada pelos professores Régis Prado Barbosa, de São Paulo, e Armando Barbosa Filho, de Fortaleza.Os dois estados se dividiram nas medalhas de bronze. Foram dois paulistas: Bernardo Peruzzo Trevizan, 16, e André Yuji Hisatsuga, 18.

E dois alunos de Forteza: Bruno Brasil Meinhart, 17, e Pedro Gomes Cabral,15. Lucas Hiroshi Hanke Harada, 17, também de São Paulo, recebeu a menção honrosa.

O Ranking – No ranking desta edição, os Estados Unidos ficaram em primeiro, Rússia em segundo e China em terceiro.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.