Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Brasília

Brasília antecipa vacina para idoso contra a gripe

Carolina Paiva

Os idosos de Brasília começam a ser vacinados nesta segunda, 23, contra a gripe. Não se trata de um antídoto capaz de ‘matar’ o novo coronavírus, mas permitirá que as pessoas ampliem o escudo natural do corpo contra doenças contagiosas.

A campanha estava prevista inicialmente para a segunda quinzena de abril. Um dos motivos da antecipação é a pandemia da Covid-19 que afeta o mundo inteiro. O público alvo serão pessoas acima dos 60 anos, por serem mais suscetíveis a infecções respiratórias.

O secretário de Saúde Francisco Araújo informa que a vacinação será feita nos postos de saúde, locais de atendimento e policlínicas, de forma a não haver aglomeração de pessoas. “Vamos conduzir de uma forma que não acumule filas”, afirmou.

A campanha pode facilitar e acelerar o diagnóstico da síndrome respiratória Covid-19. Além disso, evitará que o sistema de saúde fique sobrecarregado. A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza (família à qual pertence o H1N1, por exemplo).

Entretanto, segundo autoridades sanitárias, pode ajudar profissionais de saúde a diagnosticar – por eliminação – eventuais casos Covid-19. “Doenças contempladas pela vacina serão descartadas na triagem de pacientes que chegarem às unidades de saúde com sintomas gripais e informarem já ter sido imunizados”, alerta a pasta.

Outro motivo que levou à antecipação da vacinação diz respeito ao fato de que o número de pessoas com síndromes gripais seria muito maior se não fosse promovida a campanha de vacinação. Haveria, portanto, muito mais gente ocupando o sistema de saúde.

Evitando filas – Foram estabelecidas três fases para a estratégia de imunização contra a influenza. Pessoas com 60 anos ou mais terão todo o período da campanha para se vacinar. Na primeira semana, de 23 a 27 de março, a vacinação será exclusiva para os idosos distribuídos por ordem alfabética do primeiro nome.

Na segunda-feira (23), devem ser vacinados os idosos cujo nome comece com as letras A, B, C, D e E.

Na terça-feira (24), pessoas com 60 anos ou mais com nomes iniciados pelas letras F,G, H, I e J.

Na quarta-feira (25), idosos que tenham nas letras iniciais do nome K, L, M, N e O.

Na quinta-feira (26), pessoas com 60 ou mais com o primeiro nome iniciado em P, Q, R, S e T.

Na sexta-feira (27), devem se vacinar os idosos com nomes que comecem com U, V, W, X, Y e Z.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente