Curta nossa página


Brasília e Entorno vivem dia de cão sem ônibus. E haja protesto na rua

Publicado

Autor/Imagem:


Duas manifestações no Distrito Federal e Entorno interromperam o trânsito de veículos entre Goiás e Brasília, nesta quarta-feira 16. Entre Valparaíso e Cidade Ocidental, em Goiás, manifestantes bloquearam o tráfego nos dois sentidos da BR-040 por volta das 7h.

Já no Gama (DF), dezenas de usuários de transporte público ocuparam a DF-480. Embora motivados por diferentes razões, os dois protestos têm origens em problemas do sistema de transporte público da capital federal e do Entorno.

A primeira manifestação reuniu cerca de 150 moradores de Valparaíso, pelos cálculos da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O grupo exige a suspensão do processo licitatório marcado para o próximo dia 2, quando será escolhida a empresa que vai ser contratada para operar o transporte público na região. Insatisfeito com a qualidade do serviço prestado e com as mudanças adotadas por causa da instalação do veículo leve sobre pneus (VLP), o grupo cobra maior participação popular nos projetos.

“Fizeram as coisas sem comunicar a população. Tiraram várias linhas e agora estamos à mercê disso aí [o VLP]. Tem gente que agora precisa pegar quatro ônibus para chegar ao serviço”, declarou Guilherme Josias, um dos manifestantes. “Quem antes gastava uma hora para chegar ao emprego agora está gastando duas horas para fazer o mesmo trajeto”, acrescentou Luciano Soares.

“Já anunciaram que, na próxima segunda-feira, as linhas mais usadas pelos alunos da Universidade de Brasília e por quem trabalha nas avenidas W3 Sul e W3 Norte [que concentram grande parte dos estabelecimentos comerciais de Brasília], vão ser suspensas. Essas pessoas vão ter que passar a pegar dois ou três ônibus. Isso é uma falta de respeito. Esperamos por um transporte público decente e agora estão nos obrigando a usar esse sistema do VLP, tirando todas as outras linhas de circulação”, criticou Andréa Gardenes.

Como os manifestantes prometiam permanecer ocupando a BR-040 até que representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) fossem ao local, a PRF pediu o apoio da Força Nacional para liberar a pista. Segundo o chefe da Comunicação da PRF no Distrito Federal, Daniel Bonfim, o protesto causou um congestionamento de 10 quilômetros e foi encerrado sem que ninguém se ferisse. “A PRF está coordenando o trabalho para garantir a segurança e a fluidez da rodovia e para que as pessoas não voltem a bloquear o local.”

Alex Rodrigues, ABr
Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.