Curta nossa página


Buriti reduz morangos e deputados ficam vermelhos de raiva

Publicado

Autor/Imagem:


Os agricultores familiares foram tema de diversos debates na sessão ordinária desta quinta-feira (7). Em seu pronunciamento, o deputado Agaciel Maia (PTC) questionou o fato de a Secretaria de Educação ter reduzido a cota de morangos comprados dos pequenos agricultores para a merenda escolar, o que foi apontado como ilegal por Joe Valle (PDT).
Segundo Valle, a produção de morangos no Distrito Federal é responsável por mais de mil empregos diretos e se desenvolveu amparada na lei que obriga o GDF a comprar 30% da produção local para compor a merenda escolar. Lei essa que, de acordo com o parlamentar, é copiada até por outros países.
Joe Valle aproveitou o debate para lembrar que a área rural está “isolada” em matéria de transporte público. “Há núcleos rurais a 70 km do Palácio do Planalto de onde só se sai de carro, no lombo de um burro ou a cavalo”, disse. A situação é particularmente grave, prosseguiu, no caso dos estudantes.
Para a deputada Celina Leão (PDT), os problemas de transporte não residem apenas na área rural. No Gama, exemplificou a distrital, em razão da redução de 16 para oito linhas, um percurso que antes era feito em 40 minutos agora leva três horas. O problema, segundo a parlamentar, é geral e decorre do edital de licitação do novo sistema de transporte, que reduziu o número de ônibus.
Celina também cobrou do governo uma solução definitiva de moradia para 300 famílias que foram removidas “com truculência” há um ano e meio e continuam em uma área de transferência, com “uma ajuda insuficiente” de R$ 400,00. “Se a Novacap pode construir um estádio, por que não pode construir casas populares?”, indagou, acrescentando haver uma área vazia que poderia ser utilizada.

Zínia Araripe

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.