Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Curiosidades

Caçadores de tesouro acham licor e conhaque da I Guerra

Bartô Granja, Edição

Uma equipe de caçadores de tesouros da Suécia conseguiu recuperar, no final de outubro, uma encomenda de 600 garrafas de conhaque e 300 de licor que datam da Primeira Guerra Mundial. As garrafas foram retiradas de 77 metros de profundidade em águas internacionais entre a Suécia e a Finlândia.

As bebidas tinham sido enviadas pela França a Petrogrado (hoje, São Petersburgo), no então império russo, e deveriam ter chegado à cidade em dezembro de 1916. A encomenda foi mandada através do território sueco, que ficou neutro durante a guerra. (França e Rússia eram aliadas, na Tríplice Entente).

Mas, por causa da quantidade de gelo no Mar de Bótnia – que separa a Suécia da Finlândia -, o transporte acabou sendo adiado até maio de 1917.

Foi então que o navio a vapor que levava as bebidas teve um destino dramático: foi parado e revistado por um submarino alemão, que decidiu afundá-lo porque parte da carga foi considerada contrabando. (A tripulação do navio foi transferida para um navio próximo, e todos chegaram com segurança à Suécia).

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente