Curta nossa página


Câmara faz sessão especial em homenagem ao aniversário do PT

Publicado

Autor/Imagem:


O Partido dos Trabalhadores (PT) foi homenageado, em sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta segunda-feira (17), através de uma propositura do vereador Bira (PT). O plenário e a galeria da Casa receberam os filiados e militantes do partido trabalhista, que completou 34 anos de existência no último dia 10 de fevereiro.

“São trinta e quatro anos de dedicação à história e à construção democrática contra a Ditadura Militar e na construção também dos movimentos sociais”, lembrou o parlamentar, que destacou a pluralidade da legenda desde a sua formação, a qual vem servindo de contraponto nas transformações sociais do Brasil. Bira ressaltou a participação da legenda nos grandes movimentos sociais do país, como as “Diretas Já” e a Assembleia Nacional Constituinte de 1988.

O vereador também enfatizou alguns avanços alcançados no país, como a transferência de renda para a diminuição da miséria; a queda na taxa de desemprego de 11,6%, em 2002, para 5,5%, em 2012; e a criação de mais de 22 milhões de novos empregos. Ele ainda tratou sobre a consolidação do partido na Capital paraibana, com a eleição do prefeito Luciano Cartaxo (PT), que já anunciou investimentos no valor de R$ 1,2 bilhão para obras de infraestrutura na cidade de João Pessoa.

A mesa foi composta pelo propositor da sessão especial, vereador Bira, que secretariou os trabalhos; pelo vereador Benilton Lucena (PT), que presidiu a solenidade; pelo presidente do Diretório Estadual da legenda, Charliton Machado; pelos representantes do Diretório Nacional do partido, do Diretório Municipal do partido e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Rodrigo Soares (que é também secretário municipal de Articulação Política), Edivan Silva e Marcos Henrique, respectivamente; pela secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Socorro Borges; e pelo deputado estadual Frei Anastácio (PT).

O deputado estadual comentou que o PT é respeitado por sua coerência e pelo fundamental papel na transformação da sociedade. “Precisamos saber zelar pela sigla e pela bandeira de nosso partido, porque nenhum partido fez tanto em toda a história deste país quanto o nosso partido fez nos últimos dez anos. Precisamos de garra, coragem e disposição para continuar no apoio aos movimentos sociais”, defendeu Frei Anastácio, que ainda afirmou que a legenda aglutina os principais grupos organizados reivindicatórios, como os negros, os homossexuais e o movimento sindical, entre outros.

Já o presidente estadual do partido fez questão de salientar que o PT não se destacou apenas nas disputas eleitorais, mas participou ativamente das principais transformações do país e reuniu os sonhos de milhares de jovens e estudantes. “Aprendemos com a democracia e temos a necessidade de ampliar ainda mais, mesmo já sendo o partido mais negro, mais jovem e mais feminino do país. Tiramos milhares de famílias da linha de pobreza e enfrentamos grandes debates de cunho cultural. Avançamos contra o racismo e o trabalho escravo e estamos discutindo a reforma agrária do nosso país. Além disso, consolidamos o nosso partido em nossa cidade com a eleição do prefeito Luciano Cartaxo”, afirmou Charliton Machado.

Rodrigo Soares ratificou que mais de 36 milhões de pessoas foram retiradas da linha de miséria através de uma agenda positiva do PT para a população brasileira. Ele lembrou que existe a necessidade de uma reforma eleitoral no país, assim como de avanços nas áreas de saúde, educação e mobilidade urbana. Por sua vez, Edivan Silva, a secretária Socorro Borges e Marcos Henrique lembraram da participação do partido na lutas do movimento sindical e no fortalecimento da democracia do país.

Os militantes e ex-vereadores Júlio Rafael e Derly Pereira, o primeiro vereador da legenda na cidade, foram reverenciados durante a sessão especial da CMJP. Lideranças políticas do PT também ocuparam a tribuna para parabenizar o aniversário e destacar a importância que a legenda teve e tem na luta pelas transformações do país. Na ocasião, o vereador Bira ainda entregou uma placa com o Título de Cidadã Pessoense a Socorro Borges. A concessão da cidadania foi proposta pelo vereador Fuba (PT).

Damião Rodrigues

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.