Curta nossa página


Câmara Legislativa presta homenagem a artesãos de Brasília

Publicado

Autor/Imagem:


“O desenvolvimento tecnológico ao longo da história não conseguiu fazer desaparecer o artesão, trabalhador que desenvolve uma atividade que visa ao lucro, está certo, mas não a todo custo, pois é uma atividade limpa, verde e sustentável”.

Essa declaração foi feita pelo deputado Joe Valle (PDT) nesta quarta-feira (19), na abertura de sessão solene da Câmara Legislativa em prol do empreendedorismo social. Durante a solenidade, realizada no Museu Vivo da Memória Candanga, foram homenageados os artesãos do Distrito Federal, por ocasião da comemoração do seu dia, celebrado em 19 de março.

“Os artesãos continuam exercendo o seu ofício mesmo sem a certeza da comercialização, pois faltam espaços para vender a produção. E nós queremos, por meio de leis, consolidar uma política clara para o artesanato do DF”, afirmou o parlamentar.

Valle também destacou que os artesãos devem estar atentos às oportunidades: “Temos a Copa do Mundo como uma grande ocasião para exibir e comercializar os nossos produtos”. E relatou os resultados obtidos pelo grupo Concretamente Brasília, idealizado pelo próprio parlamentar, que congrega artesãos em torno de “oportunidades concretas de comercialização e qualificação profissional”.

Para o deputado Olair Francisco (PTdoB), que participou da solenidade, o governo deve estabelecer “contrapartidas sociais” para beneficiar a categoria dos artesões e outras profissões. “Sentimos falta de mais políticas públicas direcionadas ao setor. Há muito o que fazer e a Câmara Legislativa está atenta”, afirmou.

O evento desta manhã incluiu uma mostra de artesanato produzido no DF, inclusive com objetos feitos a partir de restos de material agrícola. Também participaram da solenidade o secretário-adjunto de Cultura, Miguel Ribeiro, e de representantes de instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Emater.

Marco Túlio Alencar

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.