Curta nossa página


Feijão com arroz

Campo chama Rollemberg para agradecer política rural

Publicado

Autor/Imagem:
Guilherme Pera

A Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Distrito Federal e Entorno (Asphor) promoveu neste sábado (11), encontro para celebrar as políticas públicas do governo de Brasília destinadas à área rural. O evento ocorreu em uma propriedade do Núcleo Rural Chapadinha, em Brazlândia, com a presença do governador Rodrigo Rollemberg.

“Vivemos uma crise hídrica sem precedentes, após 16 anos sem grandes investimentos em obras de captação de água. Quero agradecer aos produtores pela ajuda nessa questão”, disse o governador, que citou as entregas dos Subsistemas Lago Norte e Bananal, as obras em Corumbá 4 e a aprovação de financiamento internacional na Câmara Legislativa para combater a crise hídrica.

“Estamos avançando na compra de alimentos para abastecer as escolas, pagamos os produtores rurais em dia, temos aumentado a cada ano os recursos e o volume de compras da agricultura familiar”, destacou Rollemberg.

Os repasses do governo federal para o DF saltaram de R$ 1,2 milhão, em 2015, para R$ 6,2 milhões, este ano, dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Trinta por cento desse recurso abastece a agricultura familiar.

Segundo o secretário da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Argileu Martins, o estímulo à agricultura familiar tem impacto econômico e pedagógico. “Para o mercado institucional, o produtor rural tem todo um acompanhamento de técnicos da Emater-DF (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal). Com essa assistência, ele fica preparado para o mercado privado”, frisou.

Outras ações destacadas no evento foram a recuperação de estradas rurais, a tubulação de canais na região do Descoberto e o convênio com a Fundação Banco do Brasil para recuperação de nascentes.

Ainda foram citadas pelos presentes outras intervenções em Brazlândia e arredores, como a recuperação do Balneário Veredinhas, a iluminação da DF-180 e a inauguração da ponte para Padre Lúcio (GO) nos próximos dias.

O presidente da Asphor, Djalma Machado, ressaltou a importância da ajuda do governo para a produção rural. “Com o recurso do PNAE liberado para o comerciante local, conseguimos nos organizar. A produção de diversas culturas em Brazlândia, como o morango, cresceu muito. Não precisamos mais buscar condições fora do DF.” Machado ainda reiterou a melhoria nas estradas e a menor perda de água como fatos a comemorar.

O novo presidente da Emater-DF, Roberto Guimarães Carneiro, tomou posse na sexta-feira (10). Na cerimônia, ele prometeu dar prosseguimento “ao bom trabalho que tem sido desenvolvido na Emater, e intensificar as ações de orientação quanto à água”.

O novo presidente da Emater tem 54 anos e nasceu em Brasília. Engenheiro agrônomo formado pela Universidade de Brasília (UnB) e com mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Carneiro trabalha na Emater há 29 anos.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.