Curta nossa página


Parada em Lençóis

Candelaria, Herman, seu Graham-Paige e o paraíso

Publicado

Autor/Imagem:
Reginaldo Marinho, Especial para Notibras

A porta de entrada para o Paraíso está na Chapada Diamantina, na Bahia. Atende pelo nome de Lençóis. Foi ali, naquela bucólica cidade cercada e coberta de verde por todos os lados, além de água cristalina em abundância, que acaba de chegar uma família argentina – Candelaria, Herman Zapp e os filhos. Acionaram a aldrava na antes centenária vila e ali fizeram escala, uma das muitas em uma viagem ao redor do mundo a bordo de um Graham-Paige 1928; para quem não se recorda, é aquele carro da dupla Bonnie & Clyde.

No início do ano 2000, o casal decidiu fazer uma viagem, de ida e volta da Argentina ao Alasca, antes de terem filhos. Mas o primeiro deles nasceu no longo percurso a ser percorrido. E os planos mudaram. A viagem já dura duas décadas. E nesses vinte anos nasceram mais três filhos.

Se carro novo dá pane, imagine um que paga na base da manivela. E com o motor quase sem fôlego, foi preciso dar uma parada para um conserto, enquanto a família respira novos ares. E Herman, Candelaria e os filhos vão ficando por Lençóis, atraindo curiosos de vilarejos e cidades próximas.

Com o quase centenário Graham-Paige, a família percorreu mais de 380 mil quilômetros. Conheceram serras, planícies e cidades de mais de cem países. A parada em Lençóis foi provocada por um problema mecânico. O motor de 6 cilindros tinha os anéis de três pistões gastos, o óleo estava passando para as velas, impedindo a explosão que impulsiona a tração e faz o carro sair em disparada.

Como na Bahia não há pau torto – os galhos que assim brotam nascem mortos – eis que na longínqua Lençóis surge, nativo da cidade, um mecânico capaz de ajudar. E com ajustes aqui e ali, o defeito foi corrigido, com a troca dos anéis do velho Graham-Paige pelos de um Fusca. O motor já funciona, mas ainda passa por ligeiras correções.

Candelaria e Herman Zapp escreveram o livro Atrapa tu Sueño. Em tradução livre, “Agarra o teu Sonho”. São 451 páginas, com relatos da viagem. O livro já está na 14ª edição. Os filhos são alfabetizados pela própria mãe; são avaliados por sistemas de ensino à distância validados pelo Ministério da Educação da Argentina. O filho mais velho, de 17 anos, acaba de retornar a Lençóis, após fazer exames presenciais na Argentina. Como estudioso de coisas para contar causos, assisti a mais de uma das muitas aulas ministradas por Candelaria. E foram momentos de deleite.

A volta ao mundo em um veículo tão especial e as comemorações do início da segunda década do século XXI, não poderiam passar em branco. Afinal, não é toda aventura de uma família pródiga que termina o ano de 2019 num dos lugares mais fascinantes do Brasil, a Chapada Diamantina. E essa visita surpreendente tem sabor ainda mais gostoso quando ocorre em momento de confraternização natalina e quando Lençóis comemora o primeiro lugar entre os Melhores Destinos do Brasil 2019.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.