Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Mulher

Cardápio sempre varia no jantar da virada, mas há itens que ficam

Foto: Daniel Teixeira/EstadãoConteúdo
Carolina Paiva, Edição

O cardápio da ceia de réveillon pode variar ano após ano, mas alguns ingredientes raramente ficam de fora. E o motivo não é apenas o sabor, mas o significado.

Para a cultura popular, alguns alimentos são sinônimos de prosperidade e, por isso, se forem consumidos durante a ceia podem trazer sorte para os próximos 12 meses.

Como nem todos querem arriscar, não custa apostar em alguns talismãs gastronômicos na busca por um ano mais próspero. Confira o significado de sete ingredientes e suas respectivas sugestões de receitas.

1. Lentilha
A “lentilha da sorte” ou “da prosperidade” é um clássico da ceia de réveillon. A boa fortuna associada ao grão faz parte do Velho Testamento. Ao abdicar de seus direitos de primogênito por um prato de lentilha, Esaú, filho de Isaac e irmão de Jacó, tornou-se um homem rico. Na dúvida, uma colherada de lentilha não fará mal. Nossa sugestão: esse arroz de lentilha com gengibre e cebola caramelizada – veja a receita.

2. Nozes
As nozes supostamente simbolizam fartura e santidade. Nem sempre são a estrela principal do prato, servindo também como elemento de decoração, mas podem ser um ingrediente delicioso. Um exemplo é a receita de bolo de tâmara, nozes e passas, uma boa pedida para a sobremesa da ceia de réveillon.

3. Carne de porco
Em busca da boa sorte, as aves devem ser trocadas por outros tipos de carne, como a de porco, por exemplo. O motivo? Elas são símbolos de má sorte, pois ciscam para trás (evocam o passado). Já o porco é um animal que fuça para frente e, por isso, não pode faltar no prato de quem deseja muita sorte e prosperidade no Ano Novo. Não esquecer também que, em muitas culturas, a gordura está associada à fartura e a riqueza. Uma sugestão para a ceia é o pernil laqueado com molho de limão e de maçã; veja a receita.

4. Romã
No Brasil, a romã está associada à riqueza. Tanto é que é usada em uma das simpatias mais tradicionais de ano-novo: sete sementes de romã guardadas na carteira para garantir um ano farto. Se precisar de um reforço extra, repita a ação no Dia de Reis (6 de janeiro), mas com apenas três caroços. A fruta pode servir como sobremesa ou também entrar nesta receita de tender, feito com melado da fruta e servido com salada de tomate e romã.

5. Salmão
Símbolo de saúde, força e fertilidade, o salmão é um peixe conhecido por nadar contra corrente, quando volta do mar para a o rio de água doce, para procriar. O ato de força e resistência rendeu ao salmão um lugar no imaginário popular como um sinônimo de fertilidade e, claro, força. Na ceia ele também é uma alternativa à carne de porco. Veja a receita de salmão assado lentamente com caldo de laranja.

6. Uva
A do tipo niagara é a mais consumida nesta época, mas o que importa mesmo é que ela tenha caroço. Comer sete uvas e guardar sete sementinhas rende prosperidade para o ano todo. Se quiser apostar ainda mais forte na fruta, tente fazer esta cuca de uva para a sobremesa da ceia.

7. Cereja
Ela entrou na lista porque deixa qualquer mesa linda e é deliciosa. Mas como simboliza o amor, combina com os votos de um feliz ano novo. E, se a garantia para uma vida com mais amor se resumir a comer cereja durante a ceia, então, que tal apostar em uma torta de cerejas?

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente