Curta nossa página


Carros na água

Cargueiro perde controle, bate e danifica ponte em Baltimore

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição, com Sputniknews - Foto Reprodução

Um grande navio porta-contêineres bateu em uma ponte vital de Baltimore, levando à busca por seis pessoas desaparecidas após um colapso que afetou um dos portos mais movimentados dos Estados Unidos. Vários carros caíram na água em consequência dop acidente.

O navio Dali, de Singapura, perdeu propulsão ao sair de um porto próximo, de acordo com um relatório da Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura dos EUA. O Dali atingiu a ponte Francis Scott Key, cortando parte da Interstate 695.

O impacto pareceu ser um acidente depois que a tripulação alertou as autoridades sobre um problema de energia a bordo, disse o governador Wes Moore. Autoridades federais disseram que não havia evidências de terrorismo. “Esta manhã o nosso estado está em choque”, disse Moore, acrescentando que o foco imediato estava nas operações de busca e salvamento.

Autoridades ainda procuram seis pessoas. Uma pessoa foi resgatada e está no hospital, e outra não foi hospitalizada, disse Paul Wiedefeld, secretário de transportes de Maryland. Os afetados estavam ligados a uma equipe de construção que tapava buracos quando o navio atingiu a ponte, disse ele.

“A embarcação notificou o Departamento de Transportes MD (MDOT) de que havia perdido o controle da embarcação e que era possível uma colisão com a ponte”, disse a CISA, a agência federal, em seu memorando. “A embarcação atingiu a ponte causando um colapso total.”

O vídeo do incidente mostra o navio batendo em um dos pilares de sustentação da ponte e a estrutura desabando completamente no rio. O governador disse que o alerta de socorro ajudou as autoridades a impedir que os carros passassem pela ponte. Ele também disse que seria necessária uma “construção de longo prazo” para consertar a ponte.

Vários veículos estavam na ponte no momento do colapso, disse o chefe dos bombeiros da cidade de Baltimore, James Wallace. As autoridades estavam usando sonar e tecnologia infravermelha para determinar quantos carros estavam na água.

À medida que a luz do dia revelava a escala do colapso, a polícia fechou as estradas que conduziam à ponte enquanto um desfile de veículos de resposta a emergências chegava ao local. Entre os veículos estava um caminhão da vizinha Companhia de Bombeiros Voluntários de Kingsville rebocando dois barcos infláveis ​​e uma caminhonete da polícia do condado de Prince George com as palavras “recuperação subaquática”.

No lado norte da ponte, os motoristas pararam para tirar fotos dos destroços de metal pendurados sobre a embarcação.

Moore declarou estado de emergência na manhã de terça-feira. “Estamos gratos pelos homens e mulheres corajosos que estão a realizar esforços para resgatar os envolvidos e rezamos pela segurança de todos”, disse ele num comunicado.

A ponte é a porta de entrada para o porto Helen Delich Bentley de Baltimore, o maior porto dos EUA para cargas especializadas como caminhões, tratores e reboques. É também uma porta de entrada para cargas a granel, como carvão e produtos petrolíferos.

A ponte foi inspecionada pela última vez em maio de 2021 e recebeu uma classificação “justa”, de acordo com dados federais revisados ​​pelo The Wall Street Journal. Isso significa que os inspetores determinaram que a ponte estava essencialmente sólida, mas pode ter problemas menores, como rachaduras ou alguma erosão no concreto.

Cerca de 800 mil veículos passaram pelo porto em 2023, movimentando três milhões de toneladas de carga. O colapso terá efeitos em cascata nas operações do porto que poderão durar meses, segundo funcionários da Guarda Costeira.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.