Curta nossa página


Caminho da urna

Cartilha do Ministério Público aponta ilícitos eleitorais

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) divulgou nesta quinta (4) a cartilha digital Eleições 2018: ilícitos eleitorais, preparada pelo para orientar os eleitores sobre as condutas no dia das eleições, tanto para o primeiro turno, no próximo domingo (7) como também no segundo, em 28 de outubro.

Com 13 páginas, a cartilha orienta sobre as proibições, como fazer propaganda por qualquer meio, quebrar sigilo de voto, promover desordem que prejudique os trabalhos eleitorais, bem como vender e comprar votos.

Nas páginas 11 e 12, há uma lista com os contatos das promotorias para o encaminhamento de denúncias e suspeitas de irregularidades. O cidadão poderá denunciar casos de transporte irregular de eleitores, compra de voto, coação, abuso de poder e propaganda eleitoral irregular.

Até a véspera da eleição, os eleitores também podem usar o aplicativo do MPDFT. Basta baixá-lo gratuitamente na Apple Store ou no Google Play. Ao acessar o ícone “Eleições 2018 Denuncie aqui”, o cidadão será direcionado para um formulário que permite a inclusão de anexos (fotos e vídeos). A denúncia pode ser feita de forma anônima.

No dia 7, domingo das eleições, o MPDFT receberá denúncias relacionadas a crimes eleitorais exclusivamente pelo Whatsapp. O número é (61) 99291 5943 e estará disponível das 7h30 às 18h30.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.