Curta nossa página


Volta no tempo

Casa rústica, com chão de cimento, feita para durar

Publicado

Autor/Imagem:


Mariana Mello

A designer de interiores Karina Vargas, dona do Estúdio Gloria e apresentadora do programa Admirável Móvel Novo, exibido no canal de TV a cabo GNT, é conhecida por repaginar itens de mobiliário. Garimpar peças abandonadas e dar a elas nova vida, preservando as identidades originais, é seu talento.

Pouca gente sabe, porém, que Karina fez o mesmo com uma de suas casas, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. “Neste local funcionou uma padaria entre os anos 1920 e 1930. Quando encontrei o imóvel, ele era um galpão abandonado. As pessoas me disseram: ‘Karina, você enlouqueceu!’”, lembra.

Assim como se preocupou em não ocultar os veios da madeira e não descaracterizar torneados de um design antigo, Karina fez questão de alterar a construção o mínimo possível, cuja área total é de 500 m². Os pisos de cimento queimado e ladrilho hidráulico, as paredes rústicas com tijolos à vista e a cobertura com telhas transparentes são originais.

Com experiência em cenografia, a designer utiliza o espaço para mostrar peças restauradas dentro de um contexto de decoração. “É totalmente diferente a percepção”, conta.

Ampla e iluminada, a cozinha abriga um louceiro dos anos 1940, cujas portas de madeira foram trocadas por vidro translúcido, e o robusto fogão Continental 2001 modelo Le Grand Chef, verdadeiro objeto de desejo doméstico nos anos 1970. No living, o sofá de pés tipo palito, que pertenceu à avó de Karina, ganhou novo tecido e hoje é a peça principal do espaço. Ao fundo, o bufê de caviúna define a sala de jantar. Olhando de perto, você vai reparar que o espelho original não foi trocado.

“Fiz isso para preservar a história do móvel. Ele é antigo, o espelho envelheceu junto. Não vejo nenhum problema nisso”, reflete a moradora. Tão rica em detalhes, a casa passou, aos poucos, a ser requisitada por amigos e conhecidos para a realização de eventos cheios de personalidade.

Casamentos, festas e encontros começaram a fazer parte da história da construção, que foi feita para durar. Nas mãos de Karina, nem móveis, objetos, tecidos, nem mesmo imóveis morrem. Pelo contrário: nascem de novo.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.