Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Brasília

CEB economiza uma noite de luz no Guará com horário de verão



No próximo domingo (16/2), à zero hora, termina o horário brasileiro de verão. Após 119 dias, moradores das regiões sul, sudeste e centro-oeste terão que atrasar o relógio em uma hora.

O DF cumpriu o objetivo principal do horário de verão de reduzir a demanda máxima por energia no horário de ponta, de 18h às 21h. A diminuição foi de 4%, representando demanda da ordem de 45MW, o que equivale a, aproximadamente, um alívio no carregamento do sistema correspondente à carga da cidade do Guará no horário de ponta.

Além disso, a CEB Distribuição (CEB-D) também registrou redução de até 0,4% com relação a provisão de energia para o DF, o que corresponde a 30% do consumo da cidade de Brazlândia em todo período de vigência do horário.

Com o horário de verão também há redução do risco de blecautes localizados já que a maior flexibilidade para operar o sistema elétrico aumenta a qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia.

Para as empresas distribuidoras de energia elétrica, a economia gerada pelo horário propicia o adiamento de investimentos na expansão do sistema, que poderiam vir a pressionar por um aumento de tarifas de energia elétrica em todo o país.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente