Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Mundo em xeque

Chanceleres russo e hindu discutem comércio e conflitos mundiais

Publicado

Foto/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição - Foto Reprodução

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e seu colega indiano, Subrahmanyam Jaishankar, discutirão comércio, pagamentos em moedas nacionais e projetos de energia em uma reunião em Moscou na terça, 8, informou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia nesta segunda-feira, 7.

“Os ministros das Relações Exteriores da Rússia e da Índia discutirão maneiras de promover ainda mais a cooperação em áreas-chave, bem como ‘comparar notas’ sobre o cronograma dos próximos contatos. Os principais grupos temáticos são comércio e investimento, cooperação em transporte e logística, uso de moedas nacionais em acordos mútuos, projetos prospectivos no setor de energia, na plataforma ártica da Rússia e no Extremo Oriente em particular”, disse o ministério em comunicado.

Lavrov e Jaishankar também discutirão a luta contra o terrorismo, o acordo nuclear iraniano, os preparativos para a presidência da Índia na Organização de Cooperação de Xangai, a segurança na região Ásia-Pacífico, bem como a situação no Afeganistão, Síria e Ucrânia, disse o ministério.

Além disso, o ministério reiterou a posição russa e indiana na formação ativa de uma “ordem mundial mais justa e equitativa”.

A visita será uma continuação do diálogo regular de alto nível entre os dois lados. Lavrov e Jaishankar se encontraram pessoalmente pela última vez na reunião de chanceleres do grupo BRICS de economias emergentes em Nova York, em setembro.

Publicidade
Publicidade