Curta nossa página


Rei posto

Charles III é coroado em ato visto em todo o mundo

Publicado

Autor/Imagem:
Andreia Verdélio/Via ABr - Reuters/Pool

O rei Charles III, da Inglaterra, foi coroado neste sábado (6) na Abadia de Westminster, em Londres. A cerimônia contou com a presença de centenas de líderes estrangeiros, entre eles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Aos 74 anos, Charles tornou-se rei no dia 8 de setembro do ano passado, após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II, que ficou no poder por 70 anos, o maior reinado do trono britânico. Nenhum outro herdeiro do trono da Inglaterra esperou tanto tempo para ser coroado.

Em março, Lula e Charles conversaram por telefone e trataram, principalmente, sobre questões ambientais, que têm sido uma pauta histórica de atuação do monarca. Como príncipe, Charles visitou o Brasil em quatro ocasiões, em 1978, 1991, 2002 e 2009. Em todas, ele foi à região amazônica.

O Rei Charles III é o 40º monarca a receber a coroa na Abadia de Westminster, em uma cerimônia religiosa que é realizada há mais de 900 anos e que passou a seguir os rituais da Igreja Anglicana, após sua criação pelo rei Henrique VIII, em 1534.

A coroação foi conduzida pelo Arcebispo da Cantuária, Justin Welby, a principal autoridade do anglicanismo. Antes de ler o juramento, o novo rei foi ungido com óleos aromáticos. Para o evento, a segurança foi reforçada, e 30 mil policiais passarão o fim de semana nas ruas de Londres.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.