Curta nossa página


Nível recorde

Descoberto transborda após últimas chuvas

Publicado

Autor/Imagem:
Kamilla Cerbino

A Caesb, informou nesta sexta (31) que a Barragem do Descoberto atingiu sua cota máxima chegando a 1.030 metros de água. A represa que abastece 60% da população do Distrito Federal transbordou nas primeiras horas da manhã. Em 2019, a barragem chegou a transbordar nos dias 10 de fevereiro e 15 de junho.

Em novembro a cota da Barragem do Descoberto estava em 1.027,70 metros com 64,5%. A companhia explica que a represa passará pelo período de seca de forma tranquila, e alerta a população lembrando o uso racional da água.” Isso significa que teremos água para passar pelo período de seca de forma tranquila, lembrando que o uso racional da água é essencial em qualquer situação”.

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) informou que a intensidade das chuvas do início deste ano contribuiu para recuperação do reservatório, após um período de precipitação abaixo da média. O volume total de água do Reservatório do Descoberto é 103 milhões de metros. Apesar da disponibilidade, a Adasa recomenda a manutenção das boas práticas de consumo racional da água.

Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Naiane Araújo, a previsão nos próximos dias para o Distrito Federal e toda região Centro-Oeste do país deve ser de bastante calor, nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Distrito Federal, em Goiás e no Mato Grosso. Trovoadas isoladas ocorrerão no oeste e sul do Mato Grosso do Sul e nas demais áreas do estado, parcialmente nublado. “O sol deve predominar neste fim de semana com leves pancadas de chuvas em áreas isoladas”.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.