Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Everest

China monta estação meteorológica mais alta do mundo

Publicado

Foto/Imagem:
Carolina Paiva, Edição - Foto Divulgação

Cientistas chineses instalaram uma estação meteorológica automática no Monte Everest na altitude recorde de 8.800 metros, informou a mídia chinesa nesta quarta-feira, 4. De acordo com a China Central Television, a estação meteorológica automática foi instalada com sucesso.

Esta é a oitava e última estação de monitoramento instalada no Everest como parte do projeto científico da China para pesquisar os efeitos do aquecimento global no planalto tibetano. As estações coletarão dados sobre velocidade e direção do vento, umidade relativa no lado norte da montanha e outros indicadores necessários para monitorar o derretimento de geleiras e neve em grandes altitudes.

O Instituto de Pesquisa do Planalto Tibetano da Academia Chinesa de Ciências observou que o equipamento para a estação pesa cerca de 50 kg e foi distribuído entre alguns membros da expedição, cada um recebendo não mais que sete kg para aliviar a carga. Como parte da expedição, os cientistas também instalarão um radar para estudar as geleiras e medir a espessura do gelo e da neve no topo do Monte Everest.

O título de estação de monitoramento climático de maior altitude foi anteriormente detido por uma estação montada por um grupo de cientistas do Reino Unido e dos Estados Unidos a uma altitude de 8.430 metros no lado sul do Monte Everest em 2019.

Em uma cerimônia conjunta em dezembro de 2020, Nepal e China anunciaram a nova altura do Everest, que agora é de 8.848,86 metros. Os países haviam discordado anteriormente sobre a altura do pico mais alto do mundo, impossibilitando a assinatura do protocolo de fronteira.

Publicidade
Publicidade