O Lado B da Literatura
Christian Dancini faz as letras dançarem em forma de versos inesquecíveis
Publicado
em
Christian Dancini, cujo talento é incontestável, gosta de se definir como esquizopoeta experimental, que escreve alucinações e recita delírios. Mas antes que alguém diga alguma coisa em relação ao poeta retratado hoje aqui em O Lado B da Literatura, passo a palavra para o próprio.
“Digo alucinações e delírios porque sou portador de esquizofrenia paranoide. Escrevo, muitas vezes, aquilo que me é contado pelas alucinações, delírios e sua dificuldade em diferenciar o real do irreal.”
Esse jovem talentosíssimo, além da esquizofrenia, também sofre de depressão e toma remédios controlados para ambos. Todavia, muito além do seu transtorno mental, ele também viveu outras fases, como a de querer ser jogador de futebol — mas não tinha muito talento para isso. Ele é corintiano e queria jogar nesse time. Fico aqui imaginando o nosso Christian marcando o gol na partida decisiva contra o arquirrival Palmeira. Já imaginou a cena?
Além da literatura, Christian toca violão e guitarra. Poeta e músico? Quanto talento. Mas será que ele é bom cantor? Segundo nosso humilde artista, ele não possui gogó privilegiado. Mas isso não o impediu de se apresentar em alguns lugares da cidade e até em algumas escolas. Isso mesmo! O Christian já teve uma banda com um amigo e compunha músicas ditas “outsiders”.
As bandas de que mais gosta são: Radiohead; Low Roar; The Doors; Gojira; Placebo; a musicista Hania Rani; o músico Eduardo Agni; o compositor Tiago Bettencourt; a banda Vanguart; os músicos minimalistas Philip Glass e Arvo Pärt; e os compositores clássicos: Beethoven; Mozart; Vivaldi; Paganini; Schubert; Dvorak… Pelo visto, o rapaz possui gosto eclético.
Seus autores favorito são Herberto Helder e Rimbaud, mas gosta de outros também como: François Villon; António Ramos Rosa; Pablo Neruda; Dostoiévski; Shakespeare; Goethe; Hermann Hesse; Mário Cesariny; Mário de Sá Carneiro; Fernando Pessoa; Cruzeiro Seixas; Enrique Lihn; William Blake; Allen Ginsberg; Antonin Artaud…
Seus livros prediletos de poesia, dentre outros, são: ‘Ou o Poema Contínuo’ de Herberto Helder; ‘Uma Estadia no Inferno’ de Rimbaud; ‘Homenagem a Realidade’ de Cruzeiro Seixas; ‘Eu e Outras Poesias’ de Augusto dos Anjos… etc.
Seus livros de prosa imperdíveis são ‘Irmãos Karamazov’, ‘Crime e Castigo’ e ‘Noites Brancas’ de Dostoiévski; ‘Viagem ao Fim da Noite’ de Céline; ‘No Caminho de Swann’ de Proust; ‘Ulisses’ do James Joyce, entre outros.
Seus pintores inesquecíveis são Van Gogh; William Blake; Monet; Manet; Caravaggio; Modigliani…
Seus filmes mais apaixonantes são ‘Melancolia’ e ‘Anticristo’ de Lars von Trier.
Formado em Pedagogia, cursando pós em literatura e português, Christian Dancini demonstra que seu interesse pela escrita não é algo passageiro. Por isso, seus leitores podem ficar certos de que, a qualquer momento, irão se surpreender com as poesias desse paulista nascido em São Roque.
…………………..
Cassiano Condé, 81, gaúcho, deixou de teclar reportagens nas redações por onde passou. Agora finca os pés nas areias da Praia do Cassino, em Rio Grande, onde extrai pérolas que se transformam em crônicas.
