Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Brasília

Chuva invade hospitais. E vai ter mais na semana

Foto/Reprodução
Bartô Granja

As fortes chuvas que atingiram o Distrito Federal de Norte a Sul neste sábado, 9, causaram transtornos gerais. E nem os hospitais públicos escaparam da fúria a água. Ao menos as unidades do Gama e Planaltina – nos dois extremos de Brasília -, foram inundados, obrigando a transferência de pacientes.

E vem mais chuva por aí. O domingo terá pancadas fortes, embora isoladas, e no decorrer da semana não será diferente, informa o Instituto Nacional de Meteorologia. Nos próximos dias a chuva voltará a ser intensa em todo o Distrito Federal.

“No meio da semana, haverá uma frente fria ‘semiestacionária’ entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro, responsável por essa chuva toda”, explica o meteorologista do Inmet Manoel Rangel.

Segundo Rangel, essa frente “semiestacionária” fica oscilando entre os dois estados, e cria uma zona de baixa pressão no Centro-Oeste. Esse fenômeno, segundo Rangel, “puxa” a umidade da região Norte – e resulta em um tempo fechado, com muita água e temperaturas mais baixas.

Hospitais – No Gama, uma torrente de água invadiu ao menos três alas dos boxes de internação. Os servidores tentaram arrastar as camas para longe das goteiras e das portas, mas não houve como esvaziar as salas atingidas.

O teto da unidade foi tomado pelas goteiras. Pacientes e servidores chegaram a temer uma tragédia – como a queda de placas do teto -, o que, porém, não ocorreu.

Já em Planaltina, a água atingiu salas de repouso de médicos e fisioterapeutas. Colchões ficaram encharcados, em consequência da água que jorrou pelos encaixes das lâmpadas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente