Curta nossa página


Santa Maria/Gama

Ciclovia sai do papel e começa a ganhar forma

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição

Antiga reivindicação da comunidade, Santa Maria ganhará, enfim, uma ciclovia de ligação com o Gama. A extensão será de pouco mais de 3 quilômetros e 600 metros. A obra está num pacote de 28 serviços que serão prestados à região. Os trabalhos contemplarão as áreas de mobilidade, infraestrutura, iluminação, educação, esporte, saúde e segurança. Os investimentos serão de 21 milhões 800 mil reais.

Uma das obras que fazem parte desse pacote, e que já teve início, é a construção de 3,3 quilômetros de ciclovia na DF-483, que liga a Região Administrativa de Santa Maria ao Gama. No serviço, que será executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), serão investidos R$ 922 mil, aproximadamente. A construção da pista exclusiva para bicicletas deve beneficiar cerca de 10 mil ciclistas que trafegam pelo local. O prazo de execução do trabalho é de 120 dias.

O comerciante Anatanael Batista, de 43 anos, morador da Ponte Alta, faz o trajeto pela DF-483 de bicicleta frequentemente. Ele conta que a comunidade da região pede a construção da ciclovia há muito tempo.

“Essa via é muito perigosa, por ter uma grande parte em declive. Agora, com a ciclovia, vai ser só o ouro. Há vários governos pedíamos essa passagem para nós. E agora, com a entrada deste governo, a cidade está melhorando muito para todos”, comemora.

Valorizar a mobilidade urbana em suas diversas formas tem sido uma das prioridades do DER/DF nesta gestão.

“Nós entendemos que o mundo está em constante mudança, principalmente no que diz respeito ao trânsito. Pensando nisso, estamos investindo em ciclovias, ciclofaixas e acessibilidade para diversos meios de locomoção”, destacou o diretor-geral do departamento, Fauzi Nacfur Junior.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.