Curta nossa página


Os imortais

Cidade de bem merece ruas com nomes legais

Publicado

Autor/Imagem:
Eduardo Martínez - Foto Irene Araújo

Imagine uma cidade cujas ruas tenham apenas nomes de pessoas legais. Nada de visconde disso, barão daquilo, general sei lá o quê. Chega de homenagear gente que não gosta de gente!

Na nossa cidade devemos valorizar os seres humanos especiais e, por isso mesmo, muito legais. Já pensou a rua Elza Soares se encontrando com a Garrincha, que pode fazer uma tabelinha na esquina da Nilton Santos? Obviamente que poderíamos fazer um agrado ao Zico. ao Dinamite ou ao Rivelino, mas isso é com você. Sou botafoguense e, portanto, vou colocar os craques do meu time em várias ruas.

– Onde fica a padaria?

– Ah, você sobe aqui a Nise da Silveira, dobra à esquerda na João Saldanha, depois dobra mais ainda à esquerda pra pegar a Luís Carlos Prestes. A padaria fica bem em frente à praça Dona Ivone Lara.

Com esse trajeto, a caminhada fica até mais prazerosa. É certo que iremos criar um seleto emaranhado no centro, onde a Marieta Severo cruzaria com a Chico Buarque e a Marco Nanini, que formaria um entroncamento com a Tonico Pereira e a Canarinho.

Já a Heloísa Mafalda, nascida justamente na Brandão Filho, desembocaria na Jorge Dória. Não poderíamos nos esquecer da famosa e formosa rua Sônia Braga, que seria o início, meio e fim de várias outras: Armando Bógus, Jorge Amado com a Zélia Gattai ou até mesmo com a Marcelo Mastroianni. E como esquecer do trevo mais nobre dessa nossa cidade: a Machado de Assis, com certeza, só poderia mesmo dar as mãos para a Carolina Augusta.

Entre tantas ruas, estaria a Zeca Pagodinho, que obrigatoriamente deveria ter alguma ligação espiritual com o largo Beth Carvalho, que seria ponto de encontro das ruas Martinho da Vila, Martinália, Cartola, Nelson Sargento, Paulinho da Viola e Noel Rosa, que dobraria justamente na Aracy de Almeida. Gente, quanta gente boa!!! Quanta gente a se valorizar!!!

Ruth de Souza, Léa Garcia, Fernandona, Fernando e Fernandinha, Procópio e Bibi, Grande Otelo e Oscarito, Golias, Costinha, Xico Sá, Lula, Dilma, Paulo Pimenta, Humberto Costa, Elis, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Alceu Valença, Raulzito, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Maria Bethânia, Gal, Zé Geraldo, Zé Ramalho, Belchior, Alaíde Costa, Marcio Petracco, Johnny Alf, Cauby, Ângela Maria… A lista é enorme!!!

Também haveria ruas novas: Lázaro Ramos, Matheus Nachtergaele, Taís de Araújo, Wagner Moura, Leandra Leal, Gregório Duvivier, Tatá Werneck, Paulo Gustavo, Tuca Andrada, Rafael Portugal e toda aquela turma divertida do A Culpa é do Cabral. Quanta sede de arte de gente nada esquisita! Que também venham os Titans e a galera do Legião Urbana!

Já que quem escolherá os nomes somos nós, aproveito para criar a praça dos meus colegas de Notibras, que se sentarão nos banquinhos de cimento dispostos em círculo. Lá estarão o José Seabra, o Wenceslau Araújo, o Mathuzalém Júnior, a Carolina Paiva, o Daniel Marchi de Oliveira, o André Montanha, a Pretta Abreu, a Malu Oliveira, a Marta Nobre, o Armando Cardoso, o Bartô Granja…

E me desculpe o atrevimento, mas nessa nossa cidade também deveria ter a rua Dona Irene, que é justamente a que eu escolheria para morar.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2023 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.