Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Curiosidades

Ciência anuncia região da Terra onde não há vida

Bartô Granja, Edição

Um grupo de cientistas franceses afirma ter descoberto um lugar na Terra onde não há vida, apesar da presença de água na região. Em suas descobertas publicadas pela revista Nature Ecology & Evolution, a equipe de biólogos da Diversidade, Ecologia e Evolução de Micróbios (DEEM) da agência nacional francesa de pesquisa e da Universidade de Paris-Sud disseram que fizeram a descoberta enquanto visitavam a região de piscinas hidrotermais de Dallol, no norte da Etiópia, perto da fronteira com a Eritreia.

“Identificamos duas grandes barreiras físico-químicas que impedem a vida de prosperar na presença de água líquida na Terra e, potencialmente em outros lugares, apesar da presença de água líquida na superfície de um planeta ser um critério amplamente aceito para a habitabilidade”, afirmaram os pesquisadores .

Entre 2016 e 2018, eles implementaram uma série de técnicas científicas para procurar qualquer vestígio de vida no sistema de lagoas e lagos Dallol, apenas para concluir que a combinação de níveis extremos de soro fisiológico e salino era demais para qualquer organismo.

Os cientistas explicaram que, além do fato de a água na área de Dallol ser extremamente ácida e salgada, ela contém uma quantidade enorme de magnésio. Isso confirma uma teoria de que a água não contém substâncias ou bactérias nocivas porque, nessas condições, as células vivas são destruídas.

Um estudo anterior da área de Dallol afirmou ter descoberto algumas evidências de vida microbiana extremamente pequena sobrevivendo contra as probabilidades. Os pesquisadores expressaram esperança de que suas descobertas aumentariam a restrição dos parâmetros presumidos de habitabilidade e também serviriam de alerta sobre como os cientistas devem interpretar as bioassinaturas “na Terra e além”.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente