Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Curiosidades

Ciência avança na busca do nosso universo paralelo

Carolina Paiva, Edição

Leah Broussard, do Laboratório Nacional de Oak Ridge, no Tennessee, Estados Unidos, está tentando confirmar a existência da chamada “matéria-espelho” para abrir, se os estudos derem o resultado esperado,  “um portal para um universo paralelo”. O experimento envolve o envio de um feixe de partículas subatômicas para além de um imã poderoso e direto para uma parede impenetrável.

Se a experiência for bem-sucedida, algumas das partículas se transformarão nas imagens espelhadas e atravessarão a parede, fornecendo aos cientistas as primeiras evidências da existência do “mundo dos espelhos”. O teste, em estado avançado, é simples, diz, Broussard. “Nós reunimos peças que encontramos espalhadas por aí e juntamos a equipamentos e recursos que já tínhamos disponíveis em Oak Ridge”, disse, sem entrar em detalhes.

Céticos, porém, dizem que tudo isso não passa de fantasia. Mas há que sustente que universo paralelo ou realidade alternativa  coexiste com a nossa própria existência. Esta realidade em separado pode variar em tamanho de uma pequena região geográfica até um novo e completo universo, ou vários universos formando um multi-universo.

Embora os termos “universo paralelo” e “realidade alternativa” pareçam sinônimos, “realidade alternativa”, na verdade, implica uma variação do nosso próprio universo. Como exemplo, estudiosos citam uma suposta volta ao passado, introduzindo mudanças que afetariam o futuro – no caso, a atualidade.

“Se voltássemos no tempo e mudássemos o passado, o presente estaria alterado, e quando o viajante do tempo retornasse veria uma realidade diferente, uma 1realidade alternativa’. Mudaríamos de uma linha do tempo para outra, uma linha do tempo alternativa”, explicam defensores dessa tese.

Já o termo “universo paralelo” implica outra dimensão que pode ser parecida com a nossa, com possibilidade de existir outras pessoas iguais e existentes neste universo. Conceitualmente podem existir infinitos “universos paralelos”, sendo que em cada um desses, as pessoas podem ter uma vida muito parecida ou muito diferente do que estamos acostumados no universo em que habitamos.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente