Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Curiosidades

Cientistas acham água em 14 de 19 exoplanetas

Bartô Granja, Edição

Um grupo de cientistas analisou as composições atmosféricas de 19 exoplanetas, ou planetas fora do nosso Sistema Solar, encontrando uma presença generalizada de água no local – embora em quantidades muito menores do que o inicialmente previsto, revela um estudo publicado no Astrophysical Journal Letters .

A análise foi realizada com a ajuda de telescópios espaciais e terrestres, quando os pesquisadores descobriram vapor de água em 14 dos 19 mundos distantes que eles examinaram, que variavam em tamanho, de “mini-Netuno a Júpiter quente”. As previsões sobre os níveis de água dos exoplanetas foram baseadas nas composições atmosféricas de nossos próprios gigantes gasosos, mas mesmo esses dados ainda permanecem indefinidos, segundo os pesquisadores.

“O fato de estarmos fazendo medições detalhadas do vapor de água nos exoplanetas é notável, porque ainda não fizemos nenhuma detecção significativa de água para os planetas gigantes em nosso próprio sistema solar”, disse Nikku Madhusudhan, um dos co-autores do estudo.

“Podemos medir melhor a água com exoplanetas do que em nosso próprio sistema solar”, observou o astrofísico, pois até várias tentativas de medir a água na atmosfera de Júpiter foram inúteis até agora.

“Como Júpiter é tão frio, qualquer vapor de água se condensa fora da atmosfera e não podemos vê-lo”, explicou o principal autor do estudo, Luis Welbanks.

Outra descoberta importante foi a detecção de uma abundância relativa de produtos químicos como sódio e potássio em atmosferas de exoplanetas, uma descoberta consistente com as previsões iniciais, em contraste com o que era esperado sobre os níveis de vapor de água. Os cientistas ainda permanecem otimistas, apontando que os baixos níveis de água dos exoplanetas não significam necessariamente “más notícias” por seu “potencial de habitabilidade”, pois a Terra também pode ser considerada como “insuficiente em água” a julgar por sua massa.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente