Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Eles estão por aí

Cientistas admitem que ETs usam comunicação quântica

Publicado

Foto/Imagem:
Andrei Dergalin/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Pesquisadores da Escola de Física e Astronomia da Universidade de Edimburgo levatram a tese de que o tipo de comunicação quântica que os cientistas tentaram criar e implementar na Terra também poderia ser usado para enviar informações através de distâncias interestelares.

De acordo com a Science News, os autores do novo estudo, Arjun Berera e Jaime Calderon-Figueroa, usaram cálculos matemáticos para avaliar se os fótons de raios-X poderiam viajar ilesos pelo espaço.

A chamada decoerência, quando uma partícula quântica perde sua “quantidade” ao interagir com o ambiente, serve como um grande obstáculo para as comunicações quânticas.

“Estados quânticos que você geralmente considera muito delicados, e se houver algum tipo de interação externa, você meio que destrói esse estado”, explicou Berera.

Os pesquisadores, no entanto, postulam que os fótons de raios-X podem viajar centenas de milhares de anos-luz pelo espaço antes de sucumbir à decoerência.

A dupla de cientistas também sugeriu que, uma vez que esse método de comunicação poderia funcionar no espaço, seres extraterrestres – supondo que eles existam – podem já estar tentando se comunicar conosco dessa maneira. Nesse caso, os cientistas que procuram sinais de vida inteligente podem querer para procurar sinais de mensagens quânticas.

Publicidade
Publicidade