Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Muita picada...

Cientistas avaliam que a Terra tenha 20 quatrilhões de formigas

Publicado

Foto/Imagem:
Kirill Kurevlev/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Uma equipe de cientistas afirmou em um novo relatório científico publicado na revista PNAS que atualmente existem 20 quatrilhões de formigas no mundo. Isso se traduz em 20.000.000.000.000.000 dos insetos de seis patas, atingindo assim 20% da biomassa humana e excedendo a biomassa de todos os mamíferos e aves selvagens juntos.

A equipe de pesquisadores examinou 489 documentos entomológicos de todos os continentes, habitats significativos e biomas da Terra para chegar a uma estimativa de todas as formigas do globo.

“Estimamos ainda que as formigas do mundo constituem coletivamente cerca de 12 megatons de carbono seco”, disse Mark Wong, ecologista da Escola de Ciências Biológicas da Universidade da Austrália Ocidental.

O número total de formigas, segundo a pesquisa, é apenas cinco vezes menor que a biomassa total de toda a humanidade na Terra . E diz-se que é apenas uma estimativa conservadora. Cada uma das 489 investigações globais foi bastante detalhada, usando dezenas de centenas de técnicas de armadilhas para capturar formigas em pequenas valas de recipientes de plástico e contar o número de formigas nas folhas que se tornaram moradias.

“A abundância de formigas é distribuída de forma desigual na Terra, atingindo o pico nos trópicos e variando seis vezes entre os habitats”, diz o artigo. No entanto, os locais de amostragem não foram distribuídos uniformemente pelas áreas geográficas, e a maioria das amostras foi coletada na camada do solo.

Publicidade
Publicidade