Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Antártida

Cientistas encontram metorito de cinco quilos

Publicado

Foto/Imagem:
Egor Shapovalov/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Uma equipe internacional de pesquisadores em uma expedição ao deserto congelado que é a Antártica encontrou cinco meteoritos, um dos quais pesa 7,6 kg. Segundo os cientistas, cerca de 45.000 meteoritos foram encontrados na Antártida no século passado, mas apenas cerca de 1% são desse tamanho ou maiores.

“O tamanho não importa necessariamente quando se trata de meteoritos, e mesmo minúsculos micrometeoritos podem ser incrivelmente valiosos cientificamente. Mas é claro, encontrar um grande meteorito como este é raro e realmente emocionante.”

Todos os meteoritos serão analisados ​​no Instituto Real Belga de Ciências Naturais. No entanto, as instituições de pesquisa a que pertencem os expedicionários receberão sedimentos de meteoritos que podem conter minúsculos micrometeoritos.

Tais estudos são extremamente úteis porque ” estudar meteoritos nos ajuda a entender melhor nosso lugar no universo. Quanto maior for o tamanho da amostra de meteoritos que tivermos, melhor poderemos entender nosso sistema solar e melhor poderemos entender a nós mesmos”, diz Maria Valdes .

Como parte da expedição, os cientistas usaram um mapa baseado em dados de satélite processados ​​por inteligência artificial. Ele fez marcas para possíveis localizações de meteoritos: temperaturas de superfície, blocos de gelo e muito mais.  O mapa é 80% preciso em dar direções, embora lembre-se de que ainda havia dificuldades na coleta de amostras.

” Partir de uma aventura explorando áreas desconhecidas é emocionante “, diz a geocientista Vinciane Debaille, da Université Libre de Bruxelles, na Bélgica. ” Mas também tivemos que lidar com o fato de que a realidade no terreno é muito mais difícil do que a beleza das imagens de satélite. “

Publicidade
Publicidade