Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Cratera de 2km

Cientistas indicam forte atividade vulcânica em Vênus

Publicado

Foto/Imagem:
Bartô Granja, Edição - Foto Reprodução

Vênus, um mundo extremamente quente e um dos planetas mais próximos da Terra, pode abrigar vulcões ativos, sugere um novo estudo. A pesquisa, de autoria de Robert R. Herrick da University of Alaska Fairbanks e Scott Hensley do Jet Propulsion Lab da Nasa, é baseada em dados forneecidos pela espaçonave Magellan.

Depois de examinar imagens da superfície venusiana, os pesquisadores identificaram o que acreditam ser uma abertura vulcânica de cerca de 2,2 quilômetros quadrados de área, que aparentemente “mudou de forma nos oito meses entre duas imagens de radar”.

“Os fluxos vulcânicos adicionais descendo da abertura são visíveis nas imagens da segunda época, embora não possamos descartar que eles estavam presentes, mas invisíveis na primeira época devido a diferenças na geometria da imagem”, escreveram Herrick e Hensley no resumo de seu trabalho. “Nós interpretamos esses resultados como atividade vulcânica em andamento em Vênus.”

Publicidade
Publicidade