Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Saúde

Cirurgia bariátrica protege obesos da Covid

Carolina Paiva, Edição

Médicos já afirmaram que a obesidade é um dos principais fatores de risco para a Covid-19, e isso fez com que a procura pela cirurgia bariátrica tenha aumentado. Porém, há muitas dúvidas sobre a realização do procedimento nesse período, como riscos de complicações, suspensão de cirurgias. O especialista Thales Maia ajuda a esclarecer algumas dúvidas.

Segundo o médico, a procura pela bariátrica aumentou, pois as pessoas têm se conscientizado que a obesidade é uma doença e um grande fator de risco para a complicação da Covid-19. Thales afirma que a cirurgia bariátrica não fica suspensa nesse período, pelo contrário, mesmo estando no pico da pandemia, é indicado que seja realizado o procedimento, pois inclusive diminui o risco de complicação para pacientes que contraíram o vírus. Ou seja, a cirurgia bariátrica acaba sendo um fator de proteção para o paciente.

O especialista esclarece que a maioria dos pacientes sai do grupo de risco após realizar a cirurgia bariátrica. “Pessoas com comorbidades como hipertensão, IMC acima de 40, diabéticos, e pessoas com doenças pulmonares, por exemplo, acabam saindo desse grupo”, afirma.

Ao ser questionado se pessoas que realizaram a cirurgia bariátrica nesse período correm um risco maior, devido ao pós-operatório, o especialista garante que que não, pois o efeito metabólico pós-cirúrgico acaba sendo um fator de proteção. “Quando o paciente é obeso, fica em um estado inflamatório crônico, que cessa após a cirurgia”, diz.

Porém, há alguns casos em que o médico pode indicar que o procedimento seja adiado. Entre eles, pacientes com suspeita de Covid-19, que possuam alguma comorbidade desregulada, e se não houver vaga de UTI, pois apesar de não utilizar o leito, trata-se de um procedimento de rotina.

Thales lembra que quem fez a cirurgia pode e deve tomar a vacina contra a Covid-19. “Não há nenhuma contraindicação, em relação a nenhuma das vacinas, por conta da cirurgia bariátrica, finaliza”.

Serviço:
Centro Clínico São Miguel
Endereço: SHLS 716, Bloco A, Ed. Pio X
Horário de funcionamento: 9h às 18
Telefone: (61) 3964-9169

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2021 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente