Curta nossa página


Clube do Choro de Brasília tem Tributo a Paulinho da Viola, o sambista do choro

Publicado

Autor/Imagem:


Desta quarta, 10, até 16 de dezembro, será realizada a segunda temporada do “Tributo a Paulinho da Viola”, que teve início em março deste ano. Promovido pelo Clube do Choro de Brasília, a iniciativa visa propagar a cultura do choro entre os brasilienses.

O gerente de patrocínio do BRB, João Eduardo Silveira, destaca que esta iniciativa encaixa-se na proposta do CulturArte BRB de disseminação da cultura: “O projeto apresenta-se de forma completa e destina-se a toda população. Além disso, é extremamente rico no viés musical, uma vez que Paulinho da Viola é considerado uma referência no gênero”, explica.

Além de sambista, Paulo César Baptista de Faria, o cantor e compositor Paulinho da Viola, 73 anos, é reconhecido pelos choros que compôs, principalmente a partir de 1970, quando o gênero musical ressurgiu e se disseminou no país.

O presidente do Clube do Choro de Brasília, Henrique Lima Santos Filho, mais conhecido como “Reco do Bandolim”, explica o projeto: “A cada ano, desde 1977, selecionamos um grande nome da música brasileira para servir de tema ao projeto. A partir daí, procuramos aprofundar os trabalhos em torno da vida e da obra do homenageado. Inicialmente, este projeto era local, mas com o passar dos anos, ganhou dimensão nacional e internacional”, ressalta.

Ainda de acordo com Reco do Bandolim, a música brasileira está entre as melhores do mundo e representa o Brasil em qualquer parte do mundo.

“O choro está na base da música brasileira, genuína, além de ser anterior ao samba. Artistas como Pixinguinha e Ary Barroso, por exemplo, estão, frequentemente, fora da grande mídia. Isso acontece porque vivemos um tempo em que o comercial se sobrepõe. Assim, não devemos negligenciar a cultura. Nesse contexto, ressalto a importância do patrocínio do BRB ao projeto. Trata-se de uma química bem sucedida: uma instituição da cidade, como o Banco de Brasília, da qual os brasilienses sentem orgulho, atrelada a uma atividade cultural que também é querida pela cidade, como é o Clube do Choro. Esse patrocínio trará, sem dúvida, um imenso capital de simpatia para a Instituição na medida em que fica explicitado seu apoio à cultura”, finaliza.

No tributo deste ano serão realizados 57 shows. Os artistas convidados deverão apresentar sua visão, através de arranjos, a propósito da obra do homenageado.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.