Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Chapada dos Veadeiros

Começa mais um Festival Gastrô de Alto Paraíso

Publicado

Foto/Imagem:
Carolina Paiva, Edição - Foto Marcelo Camargo

Começa neste sábado (3) e vai até o dia 12 o Festival Gastrô Alto Paraíso, com a participação de restaurantes, padarias, bistrôs e cafés da região da Chapada dos Veadeiros. Os estabelecimentos vão elaborar pratos com ingredientes do Cerrado para o evento, que pretende envolver toda a cadeia da gastronomia regional – desde o pequeno produtor até restaurantes premiados.

A culinária faz parte do roteiro de turistas que vêm de todo o país para conhecer as atrações naturais da região, que incluem diversas cachoeiras. Até o dia 12 de dezembro, quando também é celebrado o aniversário do município de Alto Paraíso de Goiás, os turistas poderão saborear os pratos especialmente elaborados por chefs dos estabelecimentos.

Durante o período do festival, as pousadas participantes oferecem descontos aos hóspedes que informarem, no ato da reserva, que irão para o Festival Gastrô. Para mais informações do evento clique aqui.

No total são quase 30 estabelecimentos participantes de Alto Paraíso de Goiás, da Vila de São Jorge e do bairro Moinho oferecendo menu exclusivo e desenvolvido com frutos, óleos, sementes, flores comestíveis e outros ingredientes regionais.

“O Festival Gastrô é uma ótima oportunidade de negócios com uma gastronomia ímpar que só tem aqui no Cerrado e com muita hospitalidade para os que chegam”, diz o chef Isaac Macena, do restaurante L’Alcofa.

Os estabelecimentos incluem restaurantes, bistrôs, pousadas, bares, lanchonetes, padarias, produtores de alimentos artesanais e demais produtores de comidas e bebidas. A realização do Festival Gastrô Alto Paraíso é da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município com a Associação de Comércio e Indústria (ACIAP).

“É um festival para integrar produtores, empreendedores, turistas e moradores da Chapada”, destaca a Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Alto Paraíso de Goiás, Melissa Viana. Para ela, assim como os pontos turísticos e a história da cidade, a culinária e os pratos típicos também fazem parte da cultura local.

“O público terá uma experiência completa, que vai muito além de comer. É uma imersão na história dos produtos, alimentos e na cultura local como um todo.”

O empresário Marco Antonio Pereira, que é presidente da Associação Comercial e Industrial de Alto Paraíso, destaca o objetivo do Festival Gastrô de fortalecer a gastronomia, o turismo e a cultura regional.

“Queremos mostrar que essa região, já destacada no turismo nacional e internacional por ser um local de muitas belezas naturais, também é uma potência gastronômica sustentada por toda uma cadeia produtiva que envolve desde o pequeno produtor que comercializa seu produto na feira à alta gastronomia.”

Para o chef Lui Verones, do Cozinha do Cavaleiro, o Cerrado será o principal foco do evento: “Valorizar os ingredientes e produtos naturais do cerrado é uma conduta profissional minha que busco deixar evidente nas minhas ações dentro e fora da Cozinha do Cavaleiro. O Festival Gastrô, com a obrigatoriedade de usar produtos do Cerrado, faz com que o nosso bioma seja o grande astro desse show de delícias que estamos prestes a enaltecer. Viva o cerrado!”

Publicidade
Publicidade