Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Curiosidades

Como a borra do café revela o seu futuro

Horoscopo Virtual - Edição de Carolina Paiva

Em Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban, durante a aula de Adivinhação, os bruxos e as bruxas precisavam fazer uma previsão sobre o futuro dos colegas a partir da borra de chá depositada no fundo de uma xícara. Para interpretar o que a formação do pó úmido significava, Ronald Weasley abriu um livro volumoso e tentou associar imagens ao desenho indefinido. Essa prática é conhecida como tasseomancia.

Deixando o universo cinematográfico, uma técnica semelhante à tasseomancia é praticada há séculos, não necessariamente por bruxas e bruxos. Cafeomancia é a leitura da borra de café depositada em uma xícara com o objetivo de fazer uma previsão sobre o futuro. A princípio, essa prática se desenvolveu na Turquia, no Irã e no sul da Rússia. Depois, chegou até a França e a Itália. Com o tempo, tornou-se uma atividade mundial.

A cafeomancia é possível a partir da crença de que o café potencializa a comunicação entre os mundos existentes. Sendo assim, os espíritos fazem uso da borra para comunicar uma mensagem a quem está no mundo dos vivos. Essa técnica funciona como um oráculo que pode responder questões, trazer conselhos ou dicas a quem o procura.

Tanto a adivinhação pelo chá quanto a adivinhação pelo café exigem uma leitura analítica e precisa, que depende da compreensão de símbolos que podem ser formados pelo café. Pesquisar “símbolos cafeomancia” ou “cafeomancia interpretação”, por exemplo, não é suficiente para colocar essa técnica em prática.

Para jogar cafeomancia, é recomendado, primeiramente, que o ambiente seja purificado. Acenda um incenso e caminhe com ele pelo ambiente onde a leitura vai acontecer. Deixe que a fumaça se espalhe por todo o local e coloque um copo com sal diluído em água em cima da mesa onde você vai sentar.

Antes de preparar o café, você deve meditar. No ambiente purificado, respire fundo e expulse sentimentos negativos, como pessimismo e ansiedade. É importante realizar esse processo para que a leitura não seja influenciada por fatores externos, bem como a preparação do café.

A bebida deve ser preparada em uma panela. Misture uma colher de pó de café, uma colher de açúcar e uma xícara de água. Depois que ferver, coloque o líquido em uma xícara branca com pires branco, para que a leitura seja facilitada. Deixe a bebida decantando por cinco minutos antes de começar a bebê-la.

Ao saborear o café lentamente, você deve mentalizar a pergunta que precisa de uma resposta. Se você quer saber sobre a sua vida amorosa, por exemplo, deve pensar sobre amor (as pessoas que você ama, o amor que sentem por você, o amor que deseja conhecer). Se você quer saber sobre sua vida profissional, concentre-se no ambiente onde você trabalha e nas suas ambições. Se você quer saber sobre a sua saúde, mentalize o seu corpo e a área que te preocupa.

Ao terminar de beber o café, você deve colocar a xícara no pires, virada para baixo, rapidamente. Depois de alguns minutos, você pode pegar a louça para começar a leitura. Concentre-se em obter a resposta sem pensar sobre quaisquer outras questões. Da esquerda da asa para a direita, das paredes da xícara para o fundo, olhe para a borra de café pensando em quais figuras aquelas formas te lembram.

Depois de anotar cada imagem que viu em um papel, veja quais são os possíveis significados para o que você identificou. Animais representam as vontades de cada pessoa e a forma como elas se comportam, remetendo ao aspecto animal e primitivo do ser humano.

Já objetos, simbolizam acontecimentos que foram marcantes para a sua vida, como mudar de casa, conseguir um novo emprego, formar uma família, terminar ou começar os estudos, viajar ou fazer amigos.

Essas imagens podem ter se formado à direita ou à esquerda da asa da xícara. Dependendo da posição, há uma interpretação distinta:

Imagens formadas à esquerda da asa da xícara: referem-se ao passado, que exerce muita influência sobre o presente. Pode ser que algum comportamento (animais) antigo que você tem esteja agindo sobre suas decisões ou que um acontecimento (objetos) significativo ainda deixe marcas em quem você é.

Há algumas imagens que trazem significados específicos. É preciso olhar para elas atentamente, para que a interpretação seja mais acertada:

Aliança: representa uma união bem-sucedida entre duas pessoas. Pode ser que você estará com alguém que fará você se sentir melhor sobre o amor, por exemplo.

Duas alianças: o conjunto de alianças representa a harmonia que existe em uma família.

Animal doméstico: é um sinal de alerta. Alguma pessoa que é sua amiga pode estar passando por problemas e precisa da sua ajuda para superá-los.

Árvore: é uma indicação da necessidade de cuidar melhor da sua saúde. Exames anuais de rotina podem ser essenciais para que você não enfrente problemas no futuro.

Aranha: ao ver esse animal, é possível que pessoas que te cercam estejam conspirando contra você. Identifique quem realmente te quer bem e lute para que essas pessoas estejam ao seu lado contra as más energias de outras.

Serpente: uma pessoa próxima a você pode estar te manipulando para te prejudicar, além de estar fazendo fofocas sobre você.

Bengala: você irá notar que uma pessoa vai se aproximar de você. Esteja aberta(o) para receber essa nova presença e descubra o que ela tem a te oferecer, além de mostrar o que você pode agregar para a vida dela.

Bola: esse objeto indica que algum tipo de problema está se aproximando. Mantenha-se atento a situações desafiadoras e faça o seu melhor para superar cada uma delas.

Borboleta: o seu coração pode se alegrar com as aventuras amorosas que estão por vir. Arriscar e fazer alguma coisa pela primeira vez pode ser essencial nesse momento.

Casa: visualizar uma casa na borra de café pode indicar que em breve você irá se unir a uma pessoa.

Dragão: a imagem de um dragão pode te alertar para um conflito inesperado que vai exigir sua atenção e seu cuidado.

Escada: representa a sabedoria que será essencial para que você supere os desafios que podem aparecer na sua vida.

Estrela: uma mudança na sua vida pode trazer frutos positivos. Não tenha medo de mudar, porque esse símbolo representa prosperidade e sorte.

Flecha: uma decepção amorosa pode atingir o seu coração. Lembre que isso não é para sempre e que existe a possibilidade de conhecer novas pessoas.

Ferradura: conquista de um dinheiro que não era esperado. Pode ajudar com as contas do fim do mês ou com uma viagem espontânea.

Peixe: representa a entrada de muito dinheiro na sua vida, permitindo até alguma exuberância.

Folha: representa o sucesso que uma pessoa pode ter nos projetos que ela mentalizou enquanto tomava o café.

Linhas retas: indicam uma vida de tranquilidade, sem grandes problemas e sem muitos desafios a serem superados.

Linhas paralelas: alertam para a necessidade de abandonar o pessimismo e de adotar uma postura mais positiva perante a vida.

Lua cheia: o amor que você sente é correspondido pela pessoa que você ama. Invista nesse relacionamento!

Lua nova: uma desilusão amorosa pode te magoar, mas você não terá problemas para enfrentar esse momento ruim.

Ninho: um amor recíproco, com a possibilidade de construir um lar no futuro.

Pirâmide: indica que você sente atração pela pessoa em quem você pensou ao fazer a pergunta para os espíritos.

Mar: períodos de muita confusão e de angústia podem perturbar seus pensamentos e suas emoções.

Raios: representam um momento difícil, com muitos desafios a serem enfrentados e superados.

Ovo: é um sinal de que uma grande felicidade está prestes a tomar conta do seu coração.

Pássaro: é possível que você receba boas notícias sobre a questão que motivou a sua consulta ao oráculo.

Porta: representa o início de novos momentos e a conquista de novas oportunidades.

Sapato: uma transformação pode tomar a sua vida e trazer consequências positivas.

Triângulo: você pode receber novas oportunidades profissionais que farão bem para a sua carreira.

Quadrado: indica a quebra de expectativa em relação a uma pessoa.

Vela: indica que há um relacionamento de amor positivo na sua vida (ou que esse relacionamento ainda irá chegar).

Seta: é possível que você receba notícias negativas sobre a questão que motivou a sua pergunta aos espíritos.

Tesoura: representa um desentendimento entre uma pessoa e você (provavelmente envolvendo a pessoa em quem você pensou ao fazer a pergunta).

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2021 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente