Curta nossa página


Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


Casa e Decoração

Como dar ares imensos ao seu pequeno imóvel

Carolina Paiva, Edição

Chega de desculpas. Falta de espaço em casa não é mais motivo para ficar agoniado. A solução existe para os imóveis cada vez menores, principalmente nas grandes cidades. É natural, portanto, que muitas pessoas se sintam apertadas dentro de determinados ambientes onde faltam alguns metros quadrados.

A boa notícia é que existem algumas estratégias simples para proporcionar mais amplitude aos cômodos pequenos, sem precisar de quebra-quebra ou de altos investimentos. Confira abaixo algumas ideias simples para fazer com que a sua caixinha de fósforos pareça uma verdadeira mansão!

Os espelhos são velhos queridinhos dos arquitetos e decoradores quando o objetivo é criar a sensação de um espaço maior. Isso porque eles refletem a imagem do ambiente e trazem uma ideia de continuidade, além de valorizarem a iluminação tanto natural quanto artificial do cômodo. A dica principal é apostar em espelhos grandes, de preferência que ocupem toda a parede, pois assim a sensação de amplitude será potencializada.

Quanto mais claros forem os tons usados nas paredes e na decoração dos ambientes pequenos, mais amplos eles irão parecer. Esse efeito acontece pois as cores claras refletem melhor a luz, fazendo com que os cômodos pareçam maiores. Mas isso não significa que você precisa deixar tudo branco em casa para que ela se torne mais ampla.

O ideal é apostar nas cores claras para as superfícies mais extensas, como pisos, teto e paredes, deixando um pouco de colorido para os detalhes da decoração, como quadros, almofadas, mantas, etc. Outra dica interessante que vale para banheiros e cozinhas pequenas é investir nos revestimentos de cerâmica para esses locais, pois eles refletem bem a luminosidade e aumentam a sensação de amplitude.

Dizer adeus ao excesso de paredes é uma das melhores formas de tornar os cômodos da casa mais amplos. Embora nesse caso seja necessário um pouco de quebra-quebra e a avaliação de um engenheiro ou arquiteto antes de retirar qualquer parede, o resultado certamente valerá a pena.

Para preservar uma certa privacidade entre os ambientes, sem abrir mão da integração, a dica é apostar em divisórias vazadas ou de vidro, que separam os espaços de uma forma mais leve.

Integração no piso
Outro detalhe que pode fazer toda a diferença para quem busca mais amplitude em casa é investir em um único piso para diferentes ambientes, sem muitas emendas ou recortes. Os revestimentos contínuos, como por exemplo o porcelanato e o cimento queimado, são ótimas opções para obter a sensação de espaços mais amplos e integrados, e o melhor é que eles também podem ser usados em áreas úmidas, como cozinha e banheiro.

Temos que concordar que as portas tradicionais ocupam muito espaço ao abrir e fechar, não é mesmo? Por isso, se o seu objetivo é ganhar alguns centímetros e fazer com que sua casa pareça maior, o ideal é investir nas portas de correr que aumentam a área de circulação nos ambientes. Elas podem ficar coladas na parede ou até mesmo dentro delas quando estão abertas, e a dica para conquistar um efeito de amplitude ainda maior é deixar a porta de correr no mesmo tom da parede, pois assim ela ficará camuflada no cômodo.

O vidro é um material leve e versátil, que pode ser usado como um grande aliado para quem está tentando conquistar mais amplitude em casa. Uma dica interessante é utilizá-lo no acabamento dos móveis, como armários de cozinha, mesas, cadeiras e bancadas, trazendo a sensação de profundidade para esses itens. O ideal é sempre optar pelo vidro transparente ou semitransparente quando o objetivo for trazer mais amplitude, pois esses tons não comprometem a iluminação do ambiente.

Existem algumas estratégias de ilusão de ótica que também contribuem para que os espaços pareçam maiores. As listras verticais, por exemplo, trazem a sensação de um pé direito mais alto, enquanto as listras horizontais fazem com que ele pareça mais largo. Vale destacar que quanto mais estreitas forem as listras, mais intenso será o efeito provocado por elas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2019 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

Segue a gente